Procon de Friburgo dá dicas para as compras de Natal

Dentre os direitos do consumidor estão a disponibilidade de preço na vitrine até prazos para troca e devoluções
quarta-feira, 21 de dezembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro/Arquivo A VOZ DA SERRA)
(Foto: Henrique Pinheiro/Arquivo A VOZ DA SERRA)

Muitas pessoas têm ido às ruas em Nova Friburgo para garantir os presentes. Com o comércio aberto em horário prolongado, as lojas da cidade têm estado lotadas de consumidores em busca da lembrancinha ideal. Mas se é preciso correr para garantir bons produtos, ter cuidado na hora de efetuar a compra também é muito importante. De acordo com especialistas, pensar bem e pesquisar antes de efetuar a compra é uma das primeiras regras para um bom consumo. Afinal, 2017 está aí e com ele também chegam contas fixas como IPTU, IPVA, material escolar, entre outros, e ninguém quer começar um novo ciclo endividado.  

Além de prestar atenção para não se endividar, é necessário estar atento aos seus direitos como consumidor. Na hora de procurar, por exemplo, o cliente deve ter facilidade de acesso ao valores dos produtos. Por isso, as lojas são obrigadas por lei a colocar o preço das mercadorias expostas na vitrine em locais visíveis.

Já na compra de bens duráveis como brinquedos à pilha, eletrônicos, relógios, celulares, informe-se sobre a garantia. De acordo com o coordenador do Procon de Nova Friburgo, Júlio Reis, o código de defesa do consumidor impõe que o prazo é de 90 dias. Sobre a troca ou devolução de produtos comprados em lojas físicas, só há direito a troca ou devolução do dinheiro se o item apresentar defeito e no prazo de 30 dias. A troca só pode ser realizada imediatamente em caso de bens de consumo essenciais.

Para o consumidor que vai efetuar as compras pela internet é preciso redobrar a atenção. De acordo com Júlio, o cliente tem como direito o prazo de sete dias para desistir do produto, o que não acontece na compra presencial. Ainda segundo Júlio, é importante ter cautela na hora de adquirir mercadorias pela internet, já que há diversos golpes sendo aplicados.

“É importante evitar sites que não sejam conhecidos, mas caso escolha um desses, o consumidor deve procurar na página o CNPJ e o endereço físico da empresa. Outra dica é, antes de efetuar a compra, buscar informações sobre a página no ‘Reclame Aqui’”, alerta o coordenador do Procon.

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TAGS: economia | comércio
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