A alteração no sentido de uma das faixas da Avenida Euterpe marcada para esta segunda-feira, 19, foi adiada para a próxima quinta-feira, 22 de dezembro. A mudança — parte do projeto de vias alternativas da Smomu, que tem como objetivo ligar a Chácara do Paraíso direto às Braunes — havia sido anunciada pelo subsecretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Carlos Alberto Bayer, na última semana.
Na quarta-feira, 14, funcionários da Smomu trabalhavam na avenida, próximo à saída da RJ-150, na altura da fábrica Haga. No local, além da demarcação de faixas de sinalização horizontal, foram instalados blocos de concreto para a divisão das faixas.
Na ocasião, Bayer explicou como funcionará a alteração: “Os motoristas de veículos leves oriundos da rodovia RJ-150 (que liga o distrito de Amparo e os bairros Nova Suíça e Chácara do Paraíso ao centro da cidade) terão a opção de seguir pela Avenida Rui Barbosa ou pela Rua Professor Freze, em frente à Universidade Cândido Mendes, que terá o seu sentido de direção invertido. Isso quer dizer que o motorista, ao sair da RJ-150, terá acesso à faixa lateral da Avenida Euterpe, em sentido invertido, até a confluência com a Rua Professor Freze”. A partir dali, o condutor poderá acessar a Rua Carlos Éboli, que já opera em mão dupla, e chegar ao Centro passando pela Rua Augusto Spinelli, que tem mão dupla até a esquina com a Rua Farinha Filho.
De acordo com Bayer, as alterações representam a segunda etapa prevista no projeto de mobilidade que visa ligar diretamente a Chácara do Paraíso às Braunes através do Centro e, consequentemente, desafogar a Avenida Rui Barbosa (no trecho em frente ao Hospital Raul Sertã); a Galdino do Valle Filho, Praça Getúlio Vargas e Avenida Alberto Braune.
A primeira etapa do projeto da Smomu aconteceu em agosto, quando a secretaria implementou o sistema de mão dupla nas ruas Carlos Éboli e parte da Augusto Spinelli. Com essa nova alteração, soma-se o trecho da saída da RJ-150 até a esquina das ruas Augusto Spinelli e Farinha Filho. A terceira e última etapa do projeto, sem data definida para implantação, prevê a duplicação da mão de direção na parte restante da Rua Augusto Spinelli.
A equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA entrou em contato com a subsecretaria de Comunicação Social para saber o motivo do adiamento, mas a pasta não comentou o assunto.
Deixe o seu comentário