É verão, faça as malas e fique no Brasil

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Fábula

Volúpia – deusa infame que presidia as dissoluções

(Dicionário da Fábula – traduzido por Chompré – Ed. Garnier – Paris)

Linha do tempo

Quando as pessoas são felizes, não reparam se é inverno ou verão.

Anton Tchekhov

Verão - estação mais quente do ano. No hemisfério sul, inicia-se quando o Sol atinge o solstício de dezembro (21) e termina quando ele atinge o equinócio de março (20).

É verão, faça as malas e fique no Brasil

Da enorme São Paulo à pequena Trancoso, os sites internacionais (TripAdvisor e AirBNB e Trivago, por exemplo) fazem uma lista com "as escolhas dos viajantes" principalmente estrangeiros. Conheça os dez destinos favoritos no país com base nas avaliações postadas por estrangeiros e brasileiros, acompanhado do que mais chama atenção dos turistas nessas cidades.

Para quem não dispõe de recursos para fazer viagens internacionais, inúmeros destinos brasileiros oferecem muito lazer, entretenimento e descontração. Na serra, no campo ou na praia, você tem um amplo leque de opções baratas e nem tão baratas assim. É só fazer o roteiro e aproveitar.

Florianópolis (SC)

A capital de Santa Catarina tem belas praias (algumas perfeitas para a prática de esportes aquáticos), gastronomia típica e toda a infraestrutura de uma mega cidade sem deixar de lado suas partes históricas. Três principais atrações: Lagoinha do Leste, Ilha do Campeche e Praia Mole.

São Paulo (SP)

São Paulo, a maior cidade da América Latina, atrai por sua variedade cultural e gastronômica. São incontáveis opções de restaurantes, museus, bares e galerias. Três principais atrações: Sala São Paulo, Catavento Cultural e Pinacoteca do Estado.

Búzios (RJ)

Búzios é conhecida por ter opções para cada nicho de frequentadores de praias: há lugares excelentes para surfar, mergulhar ou banhar-se. A cidade ainda é famosa pelas atrações de elite que oferece, com uma noite badalada. Três principais atrações: Rua das Pedras, Praias de Búzios e Ponta a Lagoinha.

Salvador (BA)

Salvador já foi capital do país e hoje chama atenção por ser uma das cidades com maior influência da cultura africana, seja na gastronomia, música ou arquitetura. A capital da Bahia atrai turistas interessados pelo Carnaval. Três principais atrações: Igreja São Francisco, Olodum e Igreja Nosso Senhor do Bonfim.

Foz do Iguaçu (PR)

Um marco na fronteira entre Brasil e Argentina, as visitas não são apenas por conta da impressionante cachoeira, mas também a diversa fauna da região. Entre as mais de 270 quedas d'água, a da Garganta do Diabo é a mais famosa.Três principais atrações: Quedas dos Iguaçu, Parque Nacional de Iguaçu e Rafting no Rio Iguaçu.

Paraty (RJ)

A pequena cidade colonial de Paraty encanta por ser um patrimônio histórico com prédios bem preservados e ruas que remetem ao período histórico do Brasil Colônia. Passeios de barco estão entre as atrações preferidas pelos turistas.Três principais atrações: Baía de Paraty, Praia do Sono e Centro Histórico.

Manaus (AM)

Manaus cativa pela mistura de programações: é possível passear pela Amazônia e, no mesmo dia, visitar o Teatro da cidade para ouvir uma ópera. O mercado municipal, com uma imensa variedade de frutas e peixes, assombra os turistas. Três principais atrações: Teatro Amazonas, Arquipélago de Anavilhanas e Encontro dos Rios.

Bonito (MS)

Segundo os usuários do TripAdvisor, Bonito chama atenção pelas águas cristalinas e puras. O circuito de Arvorismo e a Gruta da Lagoa Azul são tidas como passeios inesquecíveis. Três principais atrações: Rio da Prata, Abismo Anhumas e Recanto Ecológico Rio da Prata.

Trancoso (BA)

A atração de Trancoso se dá pela mistura entre o casual (casas coloridas e de barro nas praias) e o chique (resorts luxuosos). As praias de areias brancas e com piscinas naturais também atraem os turistas. Três principais atrações: Praia do Espelho, Quadrado e Praia dos Coqueiros.

O mundo está voando

Cerca de 7,2 bilhões de passageiros utilizarão o avião como meio de transporte até 2036. Isto é o que afirma o mais novo relatório divulgado pela Iata, o Air Passenger Forecast. De acordo com as previsões do órgão, o número quase dobra em relação a quantidade de passageiros que temos atualmente, cerca de 3,8 bilhões por ano. Dentro deste panorama está o Brasil que, de acordo com a própria Iata, será um dos 10 maiores países no quesito “transporte aéreo”, mesmo com o atual momento de crise.

A partir de 2029, no entanto, é a China que liderará o mercado de aviação mundial. A região da Ásia-Pacífico será responsável por fomentar mais da metade dos novos passageiros que irão surgir nos próximos 20 anos, diz a Iata. Os Estados Unidos, portanto, cairão para a segunda colocação, seguidos por Índia, Reino Unido, Indonesia, Espanha, Japão, Alemanha e Brasil. Por região, a América Latina terá um aumento de 345 para 658 milhões de passageiros em 20 anos, média de 3,8% de aumento no ano a ano.

A pele merece cuidados

A chegada das altas temperaturas do verão é uma oportunidade de chamar a atenção para o câncer de pele não melanoma, mal que preocupa em todo o mundo. Tipo mais recorrente entre os tumores malignos identificados – representando 30% do total de casos no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) –, a doença apresenta sintomas silenciosos: lesões na pele com demora de mais de quatro semanas na cicatrização, variação na cor de sinais pré-existentes e manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram. 

O alerta tem o objetivo de frear o aparecimento de novos casos e, ao mesmo tempo, ajudar na identificação precoce da doença, aumentando os percentuais de cura. Números do Inca reforçam a importância da prevenção do câncer de mama não melanoma: a estimativa é o total de 175.760 novos casos até o fim de 2016, sendo 80.850 homens e 94.910 mulheres.

O vilão do verão

Pelo segundo ano consecutivo, estima-se que o verão brasileiro terá circulação de três tipos de vírus transmitidos pelo Aedes aegypti;

- Dengue, febre chikungunya e zika são doenças com sintomas parecidos e com consequências distintas, mas apenas para a dengue há uma forma de prevenção disponível no Brasil;

O vilão da próxima estação já tem nome e sobrenome: Aedes aegypti. O mosquito é um velho conhecido dos brasileiros, mas o país ainda tem dúvidas sobre essas três doenças que ele pode transmitir: dengue, febre chikungunya e zika – enfermidades com sintomas parecidos, mas com consequências diferentes.

O calor e o grande volume de chuvas previstos para os próximos meses tendem a agravar o problema. Essa é uma combinação nefasta porque aumenta o número de reservatórios potenciais para o mosquito. A temperatura ideal para proliferação é acima dos 30ºC, o que deverá ser comum no próximo verão. E a chuva também ajuda, uma vez que o Aedes coloca ovos em água limpa e parada.

A dengue e a chikungunya têm sintomas e sinais parecidos. Enquanto a dengue se destaca pelas dores nos corpo, a chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. Já a zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo.

 

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.