Férias em Pirenópolis

terça-feira, 31 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Pirenópolis é uma cidade do estado de Goiás, fundada no começo do século XVIII, cujo início está ligado à exploração do ouro nessa região. Com cerca de 20.000 habitantes, fica a 150 km de Brasília e 120 km de Goiânia e nos dias de hoje tem sua economia baseada no turismo. Situada num vale da serra dos Pireneus, daí seu nome significar “cidade dos Pireneus” pode ser considerada um balneário de águas doces em função das inúmeras cachoeiras, na verdade são 18, abertas à visitação e a maioria em condições de um bom mergulho.

Seus finais de semana são sempre concorridos com visitantes tanto da capital federal como da vizinha Anápolis e da própria Goiânia e a arquitetura lembra muito a de Ouro Preto, seja no calçamento conhecido como pé de moleque, seja no seu casario típico, em construções baixas, de janelas com vidro quadriculado e a maioria pintada de branco. Nesse cenário sobressai o Teatro de Pirenópolis, ao lado da Igreja da Matriz, cuja construção data de 1899 e é um dos raros sobrados da cidade, com dois andares.

São três as principais igrejas de Pirenópolis, a da Matriz, construída a partir de 1728 e considerada a maior e mais antiga construção religiosa do estado de Goiás, a de Nosso Senhor do Bonfim, erigida entre 1750 e 1754, logo na entrada da cidade e a de Nossa Senhora do Carmo, também de 1750 e próximo do coreto. Aliás, nos finais de semana esse coreto abriga uma feira de artesanato, muito concorrida.

São muitas as pousadas em Pirenópolis, para todos os bolsos e gostos, muitas em terrenos de antigas fazendas, como a Cavaleiro de Pirenópolis e a Estalagem Alter Real, ambas situadas na Fazenda Bonsucesso, que com suas seis cachoeiras é um lugar de visitação obrigatória, principalmente para quem curte o ecoturismo.

A Cavaleiro de Pirenópolis tem dezesseis chalés, uma infra estrutura hoteleira muito boa, com piscina, sala de jogos, trilha para caminhadas, internet grátis, um restaurante a la carte, um farto café da manhã e o que é mais interessante, um preço bem em conta, sendo o chalé standard, com frigobar e televisão, a R$ 165,00 o casal. Apesar de distante cerca de três quilômetros do centro da cidade, é muito boa para quem curte a natureza. A Alter Real, em frente, tem preços e instalações semelhantes.

Mas é no centro da cidade que se concentram as atividades principais, com várias pousadas, restaurantes que servem desde a comida goiana e nordestina até a italiana, e um comércio variado, principalmente com lojas do artesanato local e indígena. No entanto, uma boa pedida é andar por suas ruelas estreitas e admirar a arquitetura típica do século XVIII e que se encontra em bom estado de conservação. Além do mais o grande número de árvores, além de embelezar o local, ameniza o calor típico da região central do Brasil.

A título de curiosidade, Pirenópolis é também a terra natal da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano e o filme Os dois filhos de Francisco, que narra a história dessa dupla sertaneja, tem algumas cenas rodadas na cidade, principalmente em frente à catedral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade