Colunas
Massimo — 15/12/2016
Para pensar
“Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias.”
Lao Tsé
Para refletir
“Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder.”
Lao Tsé
Acianf
A Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo comemora seu 99º aniversário na próxima segunda-feira, 19, a partir das 9h, no Hotel Dominguez Plaza.
Na ocasião, será apresentado o resumo das ações da associação no ano e os projetos futuros.
É o último aniversário da entidade antes de seu esperado centenário, que por pouco menos de cinco meses não coincide com o bicentenário da cidade.
A Acianf, no entanto, oficialmente, soma 99 anos de atividades amanhã, 16.
Glauber na Folha (1)
O jornal A Folha de São Paulo publicou ontem, 14, um artigo assinado pelo deputado federal Glauber Braga.
Intitulado “Maniqueísmo institucional”, o texto é, segundo Glauber, uma reflexão sobre a emenda nº4 das famosas dez medidas contra a corrupção — e também, aproveitando a oportunidade, sobre a lógica do sistema penal brasileiro como um todo.
Para quem não se lembra, a emenda nº4 é a que tipifica o “crime de abuso de autoridade” para magistrados e promotores.
Glauber na Folha (2)
Glauber, junto à bancada do Psol e também de outros partidos — PPS, Rede e PV —, votou contra a emenda.
O entendimento do friburguense é de que não se justifica, no combate à corrupção, o atropelamento dos direitos constitucionais.
“Não há um único ser humano que resista a um processo sem garantias. Os mais pobres no Brasil já sabem disso há muito tempo”, diz trecho do artigo na Folha.
Glauber na Folha (3)
Para melhor entendimento, o deputado argumenta que a lei cria um tipo penal aberto: “Casos cujo destino depende da interpretação do juiz de plantão”, detalhou Glauber para a coluna.
Bom, gostando dele ou não, o deputado friburguense está sendo protagonista de um debate teórico a nível nacional sobre o assunto que tem gerado calorosos embates.
Sobre a repercussão de seu artigo, Glauber mostra-se modesto: “O que importa é a defesa da tese apresentada”.
A bem da justiça
O presidente da Academia Friburguense de Letras, Robério Canto, entrou em contato com a coluna para agradecer as notas publicadas sobre a reforma na Casa de Salusse, e também para pedir com que fossem registrados os nomes de dois outros benfeitores da reforma do espaço.
“As melhorias realizadas na Academia se devem, como já foi citado, ao empresário Jairo Wermelinger e ao vereador Alexandre Cruz. Mas recebemos ajuda igualmente importante dos empresários Juca Thedin e Rogério Faria, dois cidadãos aos quais Nova Friburgo muito deve e aos quais a Casa de Salusse registra aqui, pública e enfaticamente, seus profundos agradecimentos.”
Concerto de Natal
A Campesina Friburguense, sob a batuta do maestro Marcus Almeida, será a atração da última edição do projeto Banda na Praça deste ano.
A apresentação será no próximo sábado, 17, às 20h, na Estação Livre, a antiga rodoviária urbana, na Praça Getúlio Vargas.
O repertório incluirá músicas natalinas clássicas.
O presidente da banda, Carlos Magno da Silva, o gente-boa Maguinho, convida a todos para a apresentação, que promete ser especial.
Vale conferir.
Mau tempo (1)
A Defesa Civil de Nova Friburgo permaneceu todo o dia de ontem, 14, em estado de atenção.
E não foi para menos.
A previsão de fortes chuvas se confirmou em alguns pontos do município e causou estragos na noite de terça-feira, 13.
Ainda bem que não houve vítimas.
Mau tempo (2)
O distrito de Conselheiro Paulino foi o mais afetado.
No Jardim Califórnia houve um deslizamento na Travessa Mury e uma manilha estourou, causando uma inundação na Rua Glória Matos Pinheiro (foto).
Já no Prado, houve alagamentos e no Três Irmãos, parte de uma rua rachou.
No loteamento Santa Bernadete, houve deslizamento de encosta e uma queda de árvore assustou moradores e motoristas no Cascatinha.
Nesta época, todo cuidado é pouco, né não?
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário