Foi inaugurado na manhã de sexta-feira, 9, no Senai Nova Friburgo, na Rua Prefeito José Eugênio Müller, 220, no Centro, um laboratório para inovação no ensino. O novo espaço, que possui equipamentos de alta tecnologia, como impressoras 3D e máquinas de corte a laser, poderá ser utilizado por estudantes para fazer protótipos para novos produtos, estimulando a inovação.
Estiveram presentes na inauguração diversas autoridades como o presidente da Federação das Indústrias do estado do Rio (Firjan), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira; o presidente da Firjan regional, Joel Wermelinger; o presidente da Sindmetal, Cláudio Tângari; o presidente do Conselho da moda, Carlos Eduardo Lima, os empresários Dalton e Márcia Carestiato e Jairo Wermelinger, o prefeito Rogério Cabral; e o prefeito eleito Renato Bravo.
O FabLab — que faz parte de uma rede mundial criada pelo Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT) — dá aos estudantes a oportunidade de utilizar máquinas de última geração e tecnologias digitais para criar objetos, produzir outras máquinas e fazer experimentos sem depender da escala industrial. No local, os jovens poderão estudar desafios dos setores da indústria, elaborar projetos e criar protótipos.
De acordo Eduardo Eugênio, Nova Friburgo é a terceira cidade do estado do Rio de Janeiro beneficiada com o projeto. “A primeira sala montada foi há dois anos no Rio. Depois inauguramos uma em Campos e agora é a vez de Friburgo. O FabLab é um lugar onde os jovens devem se sentir bem e desenvolverem projetos para aprimorar o processo produtivo como um todo”, disse.
Para o presidente da Sindmetal, Cláudio Tangari, esse tipo de iniciativa ajuda no desenvolvimento da indústria. “A inovação só existe e avança porque ela interfere diretamente na sociedade. Os empresários não podem ser pessoas conformadas, é preciso estar sempre em busca de melhorias. Assim também acontece com os jovens, que devem estar dispostos a buscar soluções para os problemas que aparecem. Este espaço estará aberto à sociedade”, falou.
O prefeito Rogério Cabral e o eleito Renato Bravo também prestigiaram a inauguração. “Esta é uma iniciativa brilhante. Em um momento de crise, receber um projeto deste porte é algo muito positivo para a cidade, que tem uma indústria forte. Nossos jovens podem se considerar premiados”, destacou Rogério. Já Renato ressaltou a necessidade de incentivar os estudantes. “O FabLab é, sem dúvida, uma excelente iniciativa. Através dele os jovens serão encorajados a desenvolver novos projetos e soluções, que serão de grande benefícios para a cidade. A Firjan está de parabéns e pode contar com o apoio do próximo governo”, ressaltou.
Quatro projetos criados por alunos que fazem parte do “Desafio Senai +” também foram homenageados durante o evento. É o caso do “3R Ecoblocos”, dos jovens Gabrielle Moreira e Gleydson Santos. A pesquisa tem como proposta o reaproveitamento de resíduos de vidro de diferentes fontes: vidraçarias e empresas processadoras, para a fabricação de artefatos. “Nosso projeto consiste em um tijolo que utiliza menos cimento, menos água e ainda faz a reciclagem do vidro, que é um material que agride severamente o ambiente”, destacaram os jovens.
Além do Desafio Senai + Indústria, foi assinado durante o evento o Termo de Cooperação Técnica para licenciamento Ambiental, entre a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e o Sistema Firjan. “Se antes as empresas tinham dificuldades para aprovar projetos ambientais, através deste convênio, o processo será facilitado. Não será mais necessária a intermediação do Inea (Instituto Estadual do Ambiente). Tudo será feito com a prefeitura e o laboratório da Firjan, que fará todas as análises”, explicou o presidente regional da Firjan, Joel Wermelinger.
Deixe o seu comentário