Belinha é uma moça, sempre carregando uma malinha. É como gosta de ser vista. Belinha e sua malinha. Mas por baixo dessa encantadora figura está a atriz de teatro Maria Cybele Toledo, de Nova Friburgo, que inventou esse personagem para levar conforto e, ao mesmo tempo, alegrar as crianças abaladas pela tragédia climática de 2011, que arrasou a cidade.
E Belinha não parou mais. Comovida com o encantamento que despertou nas crianças, sentiu-se comprometida com esse público tão especial. Desde então, apresenta-se em todo tipo de espaço, abertos ou fechados, onde quer que seja chamada pelos pequenos. Nesses quase seis anos de atividades, não se tem ideia de quantas apresentações já fez.
Essa personagem colorida, leve, talentosa e carismática, com sua emblemática “ferramenta” mágica, costuma ocupar praças de todos os bairros e distritos, enfeitando os espaços com suas apresentações lúdicas e cheias de criatividade. De sua malinha, em vez de uma cartola, Belinha vai, pouco a pouco, retirando o material para criar seu personagem: maquiagem, laços, cílios e finalmente o nariz vermelho, que a transforma num palhaço divertido. Suas estórias se baseiam em transformações, como a da moça que, cuidadosamente vira um palhaço, ali, na frente de seu público.
Belinha conta que produz seu nariz de palhaço com tampas de garrafas pet. Ao encerrar, agora, sua 6ª temporada, ela distribui os narizes de palhaços reciclados para todas as crianças presentes, num gesto que simboliza a importância da criatividade, da transformação: qualquer pessoa, se quiser, pode se transformar em um palhaço apenas colocando esse adereço. E a brincadeira pode começar.
E assim, ao longo desses mais de cinco anos, Belinha já distribuiu uns vinte mil narizes de palhaço, por toda a cidade, levando alegria e descontração a muitas crianças.
O projeto “Belinha e sua Malinha” dissemina a ‘arte de brincar’. Para tanto, ela visita todos os bairros, ao longo do ano. As crianças podem se inscrever, gratuitamente, no Clube da Belinha, o que dá descontos em algumas lojas da cidade.
Cybele acredita que brincar é o meio mais eficaz da criança se conectar com o mundo: “Brincando a criança aprende, cria, inventa, desperta para as novidades que lhe rodeiam. A cada mês escolhemos um novo tema e as crianças têm a oportunidade de participar interagindo com os outros. E também sorteamos um bairro para receber uma festa com brincadeiras e uma oficina para confecção de enfeites de Natal com material reciclado. Será em Olaria, neste sábado, 10, a partir das 10h30, pelo Projeto das Praças”, avisou Belinha, convidando a criançada e família para participar.
Deixe o seu comentário