Durante os meses de novembro e dezembro as ruas e vitrines tradicionalmente são tomadas pelos enfeites natalinos. Neste ano, apesar da crise econômica e dos baixos resultados do comércio, os lojistas friburguenses continuaram apostando nas guirlandas, árvores de Natal, festões, bonecos de Papai Noel e pisca-piscas para atrair a atenção dos consumidores. A expectativa é de que as vendas aumentem nas últimas semanas do ano.
“Seduzir o consumidor é nossa meta”, disse o gerente de uma loja de artigos pessoais no Centro, Wanderson Moura, acrescentando que: “2016 foi um ano de pouco movimento. Nem em datas como os dias das mães e das crianças tivemos grandes resultados. Agora, a última esperança é o Natal”, torce ele.
Para a comerciante Elisângela da Rosa Viana, a segunda parcela do décimo terceiro pode incentivar as vendas. “Acho difícil virar o ano sem comprar nada. Mesmo com a crise financeira, os presentes de Natal são considerados indispensáveis para muita gente. Geralmente as pessoas usam a primeira parcela do décimo terceiro para quitar dívidas e, com a segunda, fazem as compras”, falou.
Embora o movimento ainda esteja fraco, Ana Olívia Martins, gerente de uma loja de sapatos na Avenida Alberto Braune, está otimista com a aproximação do Natal. “Depois de um ano muito difícil estamos apostando em uma reação este mês. A expectativa é de aumento de 20% nas vendas. Vamos terminar 2016 bem para entrar em 2017 animados”, disse ela, rindo.
Horário estendido no comércio
Apesar de muitos lojistas não terem aderido ao horário estendido, desde o início deste mês, o comércio friburguense está autorizado a funcionar uma hora além do normal. Até o próximo sábado, 10, os consumidores terão até as 20h para fazer as compras e, do dia 12 até o dia 24, véspera de Natal, as lojas poderão ficar abertas até às 22h.
Para quem ainda não fez as compras, vale destacar que, nos próximos domingos, 11 e 18, os estabelecimentos também podem abrir e estender o horário até as 22h. Nas segundas-feiras, 12 e 19, quando é respeitada na cidade a Semana Inglesa,por sua vez, o comércio poderá abrir às 9h.
O horário especial de Natal é estabelecido pela convenção coletiva da categoria firmada entre o Sincomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário