Biblioteca inaugura sala infantil de leitura Carlito Marchon

segunda-feira, 30 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - Neste sábado, 28, a partir das 15 horas, acontecerá uma grande festa para a reinauguração da sala de leitura infantil da Biblioteca Pública Municipal, na Rua Farinha Filho, 50, Centro. O espaço será chamado de “Sala do Carlito”, uma homenagem a um dos ícones da cultura, principalmente do teatro da cidade, o dramaturgo Carlito Marchon.

A festividade começará na praça Getúlio Vargas com atividades circenses: pernas de pau, malabaristas, palhaços e músicos, com o intuito de chamar a atenção para convidar as pessoas que estiverem pelas ruas, a participarem da reinauguração.

Outras atividades também farão parte da festividade, como: teatro, contação de histórias, shows de mágicas, apresentação do artista popular, Léo Abelha, cantando três músicas de autoria de Carlito, e também o próprio responsável pelo programa Pró-leitura e diretor da Biblioteca Pública, Álvaro Ottoni, que contará a história do seu espetáculo, Trelele-Tralalá. Todas estas atividades serão gratuitas. 

Carlito Marchon: ícone do teatro 

Carlito Marchon era dramaturgo, ator e diretor teatral. Revolucionou o teatro na cidade do Rio de Janeiro no final da década de 70, com o grupo teatral Jaz - O coração. Apresentou-se em várias capitais brasileiras e contracenou com respeitados nomes das artes cênicas, a exemplo de Grande Otelo, Caíque Botkay, Analu Prestes, Buza Ferraz, Ângela Leal, entre outros.

Em Nova Friburgo, sua cidade natal e para onde retornou na década de 1980, Carlito desenvolveu diversos trabalhos, criou a Companhia Carla Malcon de Dramas e Pesadelos, e encarnou o personagem criado por ele próprio, Palhaço Gavião, um dos seus últimos trabalhos.

Ícone do teatro friburguense, Carlito Marchon marcou época e foi incansável na busca e aprimoramento de uma linguagem cultural própria, defendeu a criação da Lei Municipal de Incentivo à cultura, acreditando que isto propiciaria aos artistas locais melhores condições de desenvolverem seus trabalhos. Carlito faleceu no dia 15 de dezembro de 2006, aos 51 anos, devido a um acidente de carro na BR 101, na cidade de Casimiro de Abreu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade