O número de policiais nas ruas ficará maior na próxima semana. Intitulado “Operação Papai Noel”, o reforço no policiamento nas vias da cidade, principalmente no Centro, se estenderá até o Natal. O objetivo é aumentar a segurança dos lojistas e consumidores nesta época em que o comércio registra grande movimento para as compras de fim de ano.
De acordo com o comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Carlos Eduardo Hespanha, o número de policiais que irão participar da operação especial será definido até o fim desta semana. “O policiamento reforçado no Natal já faz parte do nosso calendário. Estamos aguardando a orientação da corporação para definirmos quantos agentes vão participar da operação. De qualquer forma, as equipes já estão com a atenção voltada para as ruas do Centro, onde o maior movimento de consumidores é registrado”, explica Hespanha.
Além do policiamento a pé pela Avenida Alberto Braune, também haverá equipes fazendo rondas de bicicleta, no entorno das praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas, e nas viaturas, em todas as demais vias do centro de Nova Friburgo. Os policiais da Operação Papai Noel também costumam atuar nos centros comerciais do bairro Olaria e do distrito de Conselheiro Paulino.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, o policiamento ostensivo é indispensável nesta época do ano. “Todos os anos, o 11º Batalhão intensifica o policiamento em dezembro, colaborando para a segurança do comércio e dos consumidores. Nesta época, habitualmente, cresce o movimento nas calçadas, nas lojas e nos caixas eletrônicos dos bancos, e os consumidores passam a circular com mais dinheiro e sacolas de compras, ficando vulneráveis a assaltos e roubos”, comentou o comandante. No ano passado, o efetivo de policiais na rua ganhou um reforço de 40 agentes da PM.
Horários diferenciados
Como tradicionalmente ocorre nesta época do ano, o comércio de Nova Friburgo está autorizado a funcionar até as 20h a partir desta quinta-feira, dia 1º dezembro, até o dia 10. Do dia 12 até o dia 24 de dezembro, véspera de Natal, as lojas poderão ficar abertas até 22h. Assim como nos próximos domingos 4, 11 e 18 em que os estabelecimentos podem estender o horário até as 22h. Nos dias 5, 12 e 19, próximas segundas-feiras, o comércio poderá abrir às 9h, quando é respeitada na cidade a Semana Inglesa.
“O horário ampliado possibilita às lojas venderem mais e, aos clientes, fazerem suas compras com calma e tranquilidade”, argumentou o presidente da CDL e do Sincomércio, Braulio Rezende. O horário especial de Natal é estabelecido pela convenção coletiva da categoria firmada entre o Sincomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário