Dia Mundial de Luta Contra a Aids será marcado por campanha na cidade

​Evento, que acontece nesta quinta-feira, contará com ações de prevenção e testagem rápida do HIV
segunda-feira, 28 de novembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Dia Mundial de Luta Contra a Aids será marcado por campanha na cidade

O último mês do ano vai começar com conscientização. Isso porque, nesta quinta-feira, 1º de dezembro, a subsecretaria de Vigilância em Saúde, através do Programa DST/Aids/HV de Nova Friburgo e em parceria com a Pastoral pela Vida (CNBB) e o curso de enfermagem da Universidade Estácio de Sá, promovem uma campanha de combate ao HIV. Na data, que também é lembrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, haverá uma série de programações.

A abertura será às 8h, com missa na Catedral São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, Centro, seguida de um café da manhã, promovido em parceria com a Pastoral pela Vida. Também haverá testagem rápida do HIV e teste triagem da sífilis, das 8h30 às 16h, no Centro de Saúde Sylvio Henrique, no Suspiro. No Ambulatório Bento XVI, anexo à catedral, também haverá teste de HIV.

Na Estação Livre, antiga rodoviária urbana, na Praça Getúlio Vargas, também haverá programação. Das 9h às 16h, profissionais da saúde vão distribuir folhetos explicativos, preservativos e gel lubrificantes, com a finalidade de prevenção. Além disso, o espaço sediará um roda de conversa para jovens e população adulta, vacinação (é imprescindível levar caderneta de vacinação) e orientações sobre a vacina contra o HPV.

Atualmente, 700 pessoas em Nova Friburgo estão cadastradas no levantamento da secretaria de Saúde do município como portadores do vírus HIV. Além de conscientizar a população sobre a doença e informar sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir a Aids, a data também tem a função de auxiliar no combate ao preconceito aos portadores de HIV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Aids
Publicidade