COMEMORADO a cada último sábado de março, o Dia da Inclusão Digital, hoje, é mais uma iniciativa para o desenvolvimento da democracia digital no país, inclusive em Nova Friburgo. Cada vez mais presente no dia-a-dia da população, a tecnologia digital permeia todos os ambientes sem distinção de classe. Porém, uma grande parcela está fora deste direito, que é de toda a sociedade.
A DATA, uma iniciativa do Comitê pela Democratização da Informática, é dedicada a promover a inclusão digital em comunidades de baixa renda e soma-se a outras importantes ações, principalmente das organizações não-governamentais que atuam diretamente com a população. As ações são inúmeras e estão presentes em diversas cidades brasileiras.
NO ESTADO do Rio os investimentos do governo para a inclusão digital são significativos, como a recente distribuição de 50 mil computadores aos professores da rede pública e a meta de distribuir um a cada aluno. Outras ações de âmbito municipal também existem, como em Piraí. Lá, todos os cidadãos têm acesso à banda larga e gratuita para internet em repartições públicas, praças, hospitais e escolas, sem falar nos centros de cidadania e outros pontos.
JÁ EXISTEM propostas para a criação de uma linha de financiamento para as prefeituras, para que elas possam comprar um laptop por aluno das redes municipal e estadual. Tal medida impulsionaria a educação, garantindo a sonhada qualidade no ensino. E não é só. O seu uso amplia-se em todas as atividades e a formação profissional deve acompanhar esta crescente evolução.
O SONHO digital, embora real em muitas cidades, não passa de uma quimera em Nova Friburgo. A falta de políticas de inclusão digital, em nível municipal, não tem favorecido a população, que dispõe de poucos telecentros, virando-se nas lan houses que se espalham na cidade, porém, muitas vezes inacessíveis e insuficientes para suprir a demanda no município.
PARCERIAS com instituições como a UFF e a Uerj, ambas com instalações em Nova Friburgo, poderiam alavancar o desenvolvimento digital no município. Assim como Piraí e tantas outras cidades que avançaram na cidadania digital, Nova Friburgo deve dar exemplo de democratização da informática ao oferecer tal benefício aos seus cidadãos.
Deixe o seu comentário