A Secretaria Municipal de Cultura está desenvolvendo vários projetos que movimentarão a cidade. Além de oferecer aos jovens e crianças, gratuitamente, cursos na Oficina Escola de Artes, o órgão ainda realiza o projeto Banda na Praça e criou o Arte na Praça, que terá sua primeira versão hoje, em comemoração aos dias do Circo, Teatro e Grafite. No Centro de Arte, duas exposições fotográficas poderão ser visitadas até abril e a comédia Coitado, quem diria, entrou numa fria está em cartaz neste fim-de-semana.
Arte na praça
Um dia inteiro de atividades artísticas para comemorar o Dia do Teatro, do Circo e do Grafite. É isso que promete a equipe da Secretaria Municipal de Cultura para hoje, de 11h às 16h, na praça Dermeval Barbosa Moreira. O local será invadido por palhaços, malabaristas, equilibristas, dançarinos, atores, grafiteiros, percursionistas, entre outros profissionais da área artística da cidade e região.
A diversidade de atrações se deve à parceria entre o Poder Público e a Central Única das Favelas (Cufa) e todos estão convidados a participar, gratuitamente, das oficinas, aulas abertas, performances de dança de rua e ainda poderão conferir o trabalho de grafiteiros, que mostrarão que este segmento também pode ser visto como arte.
Programação:
11h - Cortejo de Abertura: Desfile pelas alamedas da praça;
12h - Roda de Rua: apresentações artísticas, palhaços, malabaristas, equilibristas, entre outras atrações;
13h - Aulas abertas de Teatro e Arte Circense;
14h - Trecho do Espetáculo: Saltimbancos (Cia Teatre); Núcleo de Teatro Pérola
Negra (Ciep 123 - Glauber Rocha); apresentação de trabalhos de grafiteiros e aula aberta de dança de rua;
15h30 - Encerramento com apresentação de Drums da Banda Municipal (com
performance de Hip Hop)
16h - Cortejo de Encerramento: Desfile pelas alamedas da praça (com todos os participantes do evento)
Euterpe no Tom do Tom
Em mais uma versão do projeto Banda na praça, a Banda da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense se apresenta no sábado, às 18h, na praça Dermeval Barbosa Moreira, sob a regência do maestro Nelson José da Silva Neto e participação especial da cantora e compositora Jozi Lucka.
O professor e músico Tiago Vidal preparou arranjos especiais para as 15 músicas que farão parte do repertório temático, em homenagem ao compositor Antônio Carlos Jobim. Entre elas: Eu sei que vou te amar, Chega de saudade, Anos dourados, Chovendo na Roseira, Samba de uma nota só, Samba do avião, Garota de Ipanema, Se todos fossem iguais a você, entre outras.
A cantora friburguense Jozi Lucka vem galgando degraus no cenário nacional pela sua voz aguda e afinada, que faz par com guitarras e violões em suas apresentações. Ela já participou de trabalhos com Emílio Santiago, Danilo Caymmi, Roberto Menescal e Maria Creuza.
Para a apresentação Euterpe no Tom do Tom, a banda contará com 50 músicos, aproximadamente, e terá a duração de uma hora e meia. A Euterpe Friburguense, que tem 146 anos de atividades ininterruptas e é a mais antiga, em atividade do Brasil, conta com um público cativo e mais uma vez promete um show imperdível.
Oficina Escola oferece cursos gratuitos à comunidade
A Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo está com matrículas abertas para diversos cursos, todos gratuitos, sendo que alguns, inclusive, estão disponíveis nos Pontos de Cultura de Olaria e Riograndina. São eles: banda municipal, corpo coreográfico, dança (contemporânea, moderna, popular) e balé; instrumentos de sopro, percussão, violão, cavaquinho, teclado; hip-hop; animação; cinema; desenho; teatro; circo; canto/coral; informática, entre outros.
As vagas estão disponíveis para alunos da rede pública de ensino, que comprovem estar em atividade, com idade entre 7 e 17 anos. As matrículas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, na Oficina Escola (praça Getúlio Vargas, 71) e informações podem ser obtidas também pelos telefones (22)2533-1144 e 2533-1312.
A Secretaria Municipal de Cultura, que administra a Oficina Escola de Artes, conta com profissionais qualificados para ministrar os cursos que estão sob a coordenação da professora Rose Aguiar Borges.
Centro de Arte apresenta exposições fotográficas e peça teatral
Entram em cartaz hoje, às 20 horas, no Centro de Arte, as exposições fotográficas de Juran Santos, A beleza de um olhar, onde registra detalhes da natureza, e de Gilson Jr., Vida marinha, que destaca as maravilhas do fundo do mar. Nos dias 28 e 29, sábado e domingo, às 20 horas, o Grupo em grupo apresenta as duas últimas sessões da comédia Coitado, quem diria, entrou numa fria. As exposições podem ser visitadas até 16 de julho, de terça a sexta-feira, de 11h às 21h, e aos sábados e domingos, das 14h às 21h. O Centro de Arte está localizado na Praça Getúlio Vargas, 71 – Centro.
Exposições
O fotógrafo Juan nasceu no interior da Bahia e, atualmente, reside em Nova Friburgo. Ele apaixonou-se por fotografia quando tinha apenas 14 anos, ocasião em que ganhou uma câmera analógica de 35mm e que consumia todo o seu salário com filmes e revelações.
Gilson Jr. é de Niterói, mas reside em Nova Friburgo há 20 anos. Sua exposição é o resultado da união de duas das suas principais paixões: o fundo do mar e a fotografia. Para produzir suas fotos, ele está atento a cada detalhe: iluminação, tempo para o clique, qualidade da água, melhor ângulo, o silêncio e até a sua respiração.
Teatro
Coitado, quem diria, entrou numa fria conta a história de um político que sempre teve o sonho de desfilar em um famoso bloco carnavalesco da cidade. E como todo sonho não se realiza com facilidade, ele acaba sofrendo as consequências, até torná-lo real. Ele enfrenta as mais complicadas situações com sua desastrada empregada, sua esposa e uma amante.
O Grupo em grupo surgiu no cenário teatral friburguense em 1987, diferenciado por suas montagens irreverentes, conquistando, assim, um público fiel que acompanha todas as suas temporadas. Ele é formado por Leonardo Verly, Maria Cybele, Adriana Mello, Ronaldo Carneiro, Paulo César Queiroz e Giane Neves. Além de fazerem parte do elenco, a direção e adaptação são de Paulo César, a cenografia, figurinos e adereços são do próprio grupo, a produção, de Maria Cybele e Adriana Mello. Eles contam com a supervisão cênica de Wilson Wagner e a iluminação e sonoplastia de Anderson Seixas.
Deixe o seu comentário