Na tarde do último sábado, 19, a Praça Dermeval Barbosa Moreira ficou repleta de cultura, arte e beleza. Isso porque, o espaço sediou a 2ª edição do Encontro do Orgulho Crespo de Nova Friburgo. Realizado na véspera do Dia da Consciência Negra, o evento contou com uma série de atrações com o intuito de valorizar a história negra, a necessidade de igualdade de direitos e, principalmente, enaltecer a estética da mulher negra.
Foram oficinas de turbante, de maquiagem e tranças, com Roberta Dutra e a equipe do Salão Herdeira dos Cachos; e de pintura corporal com as meninas do Império das Negas. Além disso, o mestre Jefferson Nascimento também esteve presente com a oficina “Maré me leva — Capoeira Angola e musicalidade, contação de histórias e africanidades” e uma oficina de grafite. A programação ainda contou com o desfile crespo, batalha de rap, apresentação de capoeira com mestre Coelho e baile charme com Cláudio, Theo Costa e Haroldo.
Organizado pelo Coletivo Negro de Nova Friburgo, Coletivo Império das Negas e o Movimento Negro Ysun Okê, o evento também teve a participação de entidades como a Associação das Mulheres Mastectomizadas (Amma), o Centro de Referência LGBT Hanna Suzart, o Centro de Referência da Mulher (Crem) e a ação social Casca de Cebola.
O Encontro — ou Marcha, como é chamado em algumas cidades — do Orgulho Crespo surgiu em 2015, em capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, e rapidamente se espalhou por demais municípios, entre eles, Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário