Colunas
Nossa voz entra em campo!
Na plataforma Light, o embarque é para 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra. O roteiro começa com a bela paisagem de capa, onde contemplamos que é o universo das cores que dá graça e beleza à existência humana. A reflexão já começa por aí – a natureza seria sem glamour se tudo fosse apenas verde. Restringir a data de 20 novembro como o “aniversário de Zumbi” é limitar a “compreensão da luta da população negra ainda hoje, passado mais de um século de abolição da escravatura”.
Na análise da professora Márcia Lobosco somos alertados para que “uma nova sociedade seja construída, em que seja verdadeiramente respeitada e aceita a pluralidade...”. Contudo, na visão do professor Paulo Lourenço, do Coletivo Negro de Nova Friburgo – Conenfri – “Friburgo é uma cidade racista, escravocrata. Ela tem isso entranhado ainda”. Se isso é mesmo um fato, precisamos nos livrar dessa vergonha.
Weder de Oliveira e Roberta Dutra, também da Conenfri, apontam alguns lances que comprovam que a luta pela igualdade ainda está longe de acabar. Já no “Império das Negas”, o grupo se dedica a “trabalhar a beleza e resgatar a autoestima da mulher negra”. Nem é preciso dizer que “a beleza do negro existe, sim, e que não há só uma beleza no mundo...”. Por isso mesmo é que o movimento do “Orgulho Crespo” já realizou seu segundo encontro, enfatizando que “não haverá mais silêncio”, e é preciso dar um basta nos “discursos racistas”.
Em “Impressões”, dados estatísticos entristecem sobre o tema, mas, em compensação, há uma lista de “negros notáveis da história moderna”. A Linha do Tempo resume tudo no pensamento de Haile Selassie: “Enquanto a cor da pele for mais importante do que o brilho dos olhos, haverá guerra”.
Em “Esportes”, boa recompensa para uma equipe que dá duro o ano inteiro - “Frizão domina indicações para a seleção Fut-Rio” – essa notícia é de arrancar aplausos! Outra boa notícia vem do deputado federal Glauber Braga que “garantiu uma emenda de R$ 5 milhões para Nova Friburgo, em 2017. A verba será distribuída de forma a melhorar os trabalhos nos hospitais Raul Sertã e Maternidade e postos de saúde. O recurso financeiro também se destina a outras obras.
David Massena, o arauto das boas novas, nos traz a notícia sobre a Medalha de Mérito Desportivo Swian Zanoni, que será entregue ao querido empresário Tony Ventura. A solenidade será nesta terça-feira, 22, às 17h30, no plenário da Câmara de Vereadores. Parabéns ao Tony, grande atleta, incentivador do esporte e também da vida cultural da cidade.
Entre os ilustres aniversariantes, está dona Euza Carestiato que “na nova idade” está cada vez mais nova de verdade. Vamos cantar parabéns e acrescentar – “É bonita, é bonita e é bonita!
Devido a crise no governo do estado, a Uerj em Nova Friburgo tem a “água cortada por falta de pagamento” e não se sabe se a reserva dará para o abastecimento até o fim do ano letivo. Que transtorno, gente!
Ainda não saiu em “Há 50 Anos” o resultado das eleições de 1966. Não havia urna eletrônica e o voto era contado, um a um, pelos escrutinadores. Aguardemos!
A Black Friday se multiplicou em dias de muita luz nas lojas. Aqui, no setor de moda íntima, por exemplo, o evento já começou e vai, pelo menos, até o próximo domingo, 27. Sendo a época de “ação de graças”, a Escola Sesi realiza o projeto “Brinquedos, pra que te quero”. Além da boa ação, os alunos aprendem a restaurar brinquedos. As doações podem ser feitas até o próximo dia 30, na sede da escola, localizada na Rua Teresópolis, 248, na Vila Amélia.
“Bola pra frente” - anuncia Massimo, convidando para o “Futebol Solidário da Imprensa”, quando os integrantes da imprensa local vão disputar, no próximo domingo, 27, no estádio Eduardo Guinle, a partir das 9h, uma partida de futebol beneficente, angariando alimentos para uma instituição. O timaço de A VOZ DA SERRA entra em campo também. Bola na rede e alimento na sacola. Vamos lá!...
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário