Nesta segunda-feira, 21, comemora-se o Dia Nacional da Homeopatia, um método terapêutico que vê o paciente como um todo, não em partes, como a medicina tradicional. Com base na “Lei dos Semelhantes”, que postula quais substâncias disponíveis na natureza têm potencial de curar os mesmos sintomas que for capaz de produzir, a homeopatia vem ganhando nos últimos anos cada vez mais adeptos.
Considerada uma ciência que proporciona a cura de modo eficaz, rápido e seguro, partindo unicamente de fatos, o método chegou ao Brasil no dia 21 de novembro de 1840, junto ao homeopata francês, Benoit Jules Mure. Conhecido no Brasil por Bento Mure, ele se encantou e se dedicou à homeopatia após ter sido salvo de uma doença grave, pelo conde Sebástien des Guidi que, por sua vez, era discípulo direto do médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann, criador da homeopatia.
Ao todo, já são 220 anos no mundo e 176 no Brasil. Em Nova Friburgo, o método vem sendo utilizado há mais de 40 anos. Um dos destaques da área é o já falecido Walter Soares da Cunha, médico homeopata de grande destaque da cidade.
Deixe o seu comentário