A Prefeitura de Nova Friburgo concluiu na última sexta-feira, 11, a construção de um muro de contenção no leito do Rio Santo Antônio, às margens da Avenida Campesina Friburguense, no Bairro Ypu. O muro começou a ser construído há dois anos com recursos dos governos municipal e estadual, parceria firmada por meio do programa Somando Forças, mas as obras foram interrompidas várias vezes por atrasos no repasses.
Após a interrupção do convênio, devido à crise no estado, a prefeitura decidiu retomar a construção do muro com recursos próprios em agosto de ano. Cerca de 12 funcionários da Secretaria Municipal de Obras trabalharam no trecho, nos últimos meses, e concluíram o muro de gabião, que tem 50 metros de extensão e três metros de altura.
Com o fim da obra de contenção na última semana, a prefeitura vai construir uma calçada e instalar um guarda-corpo sobre o muro. A via, que conecta a avenida à Rua Coronel Zamith, será calçada com paralelepípedos no trecho onde ocorreu o deslizamento, quase sete anos depois que o Rio Santo Antônio inundou e desmoronou parte da encosta abrindo uma cratera próxima à igreja de São Bento Abade. A rua deve ser totalmente liberada até o início de dezembro.
Deixe o seu comentário