Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose alerta para a importância do tratamento

sexta-feira, 27 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Comemorado na última terça-feira, 24, o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose serviu de alerta para a gravidade da doença, que atualmente é responsável pela morte de cerca de dois milhões de pessoas no mundo inteiro. O alerta é destinado especialmente àquelas pessoas que apresentam tosse há mais de três semanas ininterruptas, sintoma que pode indicar tuberculose. Além da tosse por mais de 21 dias, com ou sem catarro, a maioria das pessoas que sofre da doença costuma apresentar febre, principalmente à tarde, suor noturno, falta de apetite e perda de peso.

Transmitida pelo paciente ao falar, espirrar ou tossir, por meio das gotas de secreção respiratória que se propagam pelo ar, a tuberculose atinge principalmente os pulmões. É causada por um micro-organismo, o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis. Apesar da gravidade, a doença tem cura. Basta seguir corretamente o tratamento, que dura seis meses e não pode ser abandonado.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil integra o grupo dos 22 países que concentram 80% dos casos de tuberculose registrados no mundo e é responsável, ao lado do Peru, por 50% dos casos nas Américas. No entanto, quando se relaciona com a população, construindo-se a taxa de incidência, o país ocupa o 85º lugar no mundo.

Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde mostram que cerca de seis mil pessoas morrem todos os anos no país em decorrência da tuberculose. Nos últimos anos foram registrados cerca de 85 mil novos casos. Vale destacar que atualmente o Brasil apresenta 71% de índice de cura dos casos tratados e cerca de 12% de abandono do tratamento. A melhor forma de evitar a transmissão da tuberculose é descobrir a doença o mais cedo possível e fazer o tratamento correto. O hábito de cobrir totalmente a boca e o nariz ao tossir ou espirrar também ajuda a evitar a transmissão, bem como manter a casa bem ventilada, com as janelas abertas para permitir a entrada de ar e sol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade