Neste último sábado, 5, a campanha de conscientização e prevenção contra a Leishmaniose canina chamou a atenção de quem passou em frente ao pátio do núcleo local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Rua Ernesto Brasílio. Organizada pelo Programa Sustenta-Vida, da Universidade Federal Fluminense (UFF) - campus Nova Friburgo, em parceria com a CPA (Cooperativa de Trabalho de Proteção Animal) de Nova Friburgo e Hertape Saúde Animal, o evento reuniu centenas de cães das mais diversas raças.
De acordo com os organizadores, cerca de 320 cachorros receberam aplicação de antiparasitários para prevenir doenças transmitidas por pulgas, carrapatos e insetos em geral, como a leishmaniose. “A vacina contra a leishmaniose não pode ser aplicada sem que antes o animal passe por exames. A dose é muito forte e, se aplicada sem necessidade, pode levá-lo a morte. Por isso, realizamos a campanha de prevenção aplicando antiparasitários para evitar, inclusive, que o cachorro tenha contato ou seja picado por insetos que possam causar a doença”, explica Adriano Freitas, do Programa Sustenta-Vida.
Além de receber gratuitamente uma aplicação de antiparasitário em seu cãozinho, os donos dos animais puderam se informar sobre os cuidados necessários para a prevenção da doença. A leishmaniose canina (também chamada doença do mosquito ou doença da picada do mosquito), é uma doença provocada pelo parasita “leishmania” e transmitida pela picada de mosquitos (Flébotomo). A leishmania (parasita) atinge diversos órgãos, como os rins e o fígado, além da pele, causando lesões de gravidades diversas e que podem provocar a morte dos animais.
O Programa Sustenta-Vida é um projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense campus Nova Friburgo e conta com a participação de diversos voluntários e empresas apoiadoras. Para se tornar um parceiro ou voluntário do programa, basta entrar em contato pelo e-mail meioambiente@vm.uff.
Deixe o seu comentário