Promover a inclusão social de crianças carentes através de aulas de música e cidadania é a proposta do projeto Jovem Campesinista, uma iniciativa da Banda Sinfônica Campesina Friburguense, com o patrocínio da Energisa. O lançamento oficial, promovido na noite da última sexta-feira, 20, no salão social da Campesina, reuniu convidados e os futuros alunos do projeto, que contemplará inicialmente as comunidades de Nova Suíça, Rui Sanglard, Cordoeira e Alto de Olaria.
A recepção da garotada contou com apresentação do grupo de metais da Campesina Friburguense, coordenado pelo professor Antonio Carlos Cardoso. O lançamento também foi marcado por discursos, como o do presidente da Campesina, Carlos Magno da Silva, o Maguinho. Segundo ele, o ineditismo do projeto fez do lançamento um evento histórico. “Agradeço aos presidentes das comunidades participantes, às crianças e seus responsáveis e a Elizabeth Maldonado, da Energisa, patrocinadora exclusiva do projeto. Tenho certeza de que em breve estaremos com jovens talentos em nosso universo musical”, destacou ele, agradecendo também o apoio da imprensa e dos campesinistas.
A representante da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho/Energisa de Nova Friburgo, Elizabeth Maldonado, declarou estar “segura do sucesso do projeto, dada a competência dos profissionais envolvidos. E também parabenizamos a Campesina pela iniciativa, desejando aos jovens alunos que aproveitem ao máximo os ensinamentos que terão a oportunidade de adquirir”.
O lançamento movimentou a sede da Campesina e foi marcado pela alegria e confraternização. O evento também reuniu autoridades, diretores da Campesina, amigos e campesinistas, que fizeram questão de prestigiar a nova iniciativa.
Aulas de música e cidadania para cem crianças
O projeto Jovem Campesinista consiste em oferecer aulas gratuitas de música e cidadania a cem crianças carentes, selecionadas junto às quatro associações de moradores participantes (25 de cada comunidade). As cem crianças serão divididas em turmas, de acordo com a disponibilidade de horário de cada uma – as aulas serão ministradas pela manhã e à tarde, duas vezes por semana, com duas horas de duração cada.
Os cursos que compõem o projeto são de teoria musical, prática de instrumentos de sopro (metais e palhetas), arcos, cavaquinho, harmonia funcional, percussão, canto popular, teclado, piano, violão popular, guitarra e coro.
As aulas serão ministradas por renomados músicos e professores, que trabalharão em duplas, na Escola de Música da Banda Campesina Friburguense, localizada na Usina Cultural Energisa.
Além das aulas de música, as crianças também terão aulas de cidadania, num trabalho voltado para a conscientização dos pais e responsáveis. Vale destacar que as crianças receberão os instrumentos, podendo levá-los para casa. “Temos que confiar que essas crianças voltarão para as aulas e que manterão seus instrumentos com o zelo necessário”, diz Maguinho, acrescentando que os alunos também receberão vale-transporte e lanche, além de uniforme.
Deixe o seu comentário