Feriado de finados movimenta cemitérios da cidade

Data foi marcada por muitas homenagens aos entes queridos
quinta-feira, 03 de novembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O dia ensolarado desta última quarta-feira, 2, foi de muitas homenagens nos cemitérios de Nova Friburgo. Com flores e velas, diversos friburguenses permaneceram seguindo a tradição de Finados ao prestar tributo a entes queridos. De acordo com a prefeitura, ao menos 10 mil pessoas estavam sendo esperadas nos cemitérios municipais, principalmente no São João Batista, localizado no centro da cidade.

Como já é de costume, muitos ambulantes aproveitaram o movimento para comercializar flores, velas e fósforos nas imediações dos portões de entrada e as ruas adjacentes aos cemitérios. Sem contar, é claro, com aqueles que aproveitaram a data para garantir um dinheiro extra com a lavagem de túmulos e jazigos. Entre as flores mais procuradas estavam os crisântemos, rosas, palmas, copos-de-leite e chuva-de-prata.

Além do São João Batista, o município possui outros cemitérios, como o Luterano, o Memorial Parque das Montanhas e outros quatro administrados pela Prefeitura: Trilha do Céu, na Fazenda da Laje e os localizados em Campo do Coelho, Riograndina e São Pedro da Serra. Todos  receberam visitantes ao longo de todo o dia.

No cemitério Memorial Parque das Montanhas, inclusive, houve programação especial ao longo de todo o dia. Além da distribuição de velas e flores, os visitantes também puderam participar de celebrações religiosas e aferir a pressão arterial. O saxofonista Alexsandro Lamengo também realizou apresentação musical.

Conscientização

O feriado de Finados também foi dia de ação de conscientização sobre o combate ao mosquito da dengue nos cemitérios São João Batista e Trilha do Céu. Além da distribuição de panfletos educativos e calendários, a iniciativa, promovida por agentes da Prefeitura e Cruz Vermelha, também realizou distribuição de repelentes para gestantes e idosos.

Segundo o governo municipal, o objetivo foi orientar a população a respeito dos cuidados necessários para combater os focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, o Aedes aegypti. Como acontece há alguns anos, a data foi escolhida devido a preocupação com a quantidade de recipientes, que podem acumular água, depositados em cima dos jazigos nesta época.

Para evitar a criação de focos do mosquitos, os agentes indicam que a população opte por vasos com as flores plantadas na terra ou com plantas artificiais. Não deixe pratos embaixo dos vasos, retire as embalagens que envolvam os vasos, não utilize plantas que acumulem água nas folhas, como a bromélia; e não deixe sobre o jazigo outro objeto que possa acumular água.

  • Agentes da prefeitura e Cruz Vermelha promoveram ação de conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti (Foto: Henrique Pinheiro)

    Agentes da prefeitura e Cruz Vermelha promoveram ação de conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti (Foto: Henrique Pinheiro)

  • Como de costume, São João Batista foi o cemitério que mais registrou movimento no feriado de Finados (Foto: Henrique Pinheiro)

    Como de costume, São João Batista foi o cemitério que mais registrou movimento no feriado de Finados (Foto: Henrique Pinheiro)

  • Arautos do Evangelho realizaram missa no Memorial Parque das Montanhas, onde também houve celebrações de outras denominações religiosas (Foto: Henrique Pinheiro)

    Arautos do Evangelho realizaram missa no Memorial Parque das Montanhas, onde também houve celebrações de outras denominações religiosas (Foto: Henrique Pinheiro)

  • O Cemitério Luterano também recebeu muitas visitas (Foto: Henrique Pinheiro)

    O Cemitério Luterano também recebeu muitas visitas (Foto: Henrique Pinheiro)

  • Como de costume, muita gente recorreu às flores para reverenciar a memória de seus entes queridos (Foto: Henrique Pinheiro)

    Como de costume, muita gente recorreu às flores para reverenciar a memória de seus entes queridos (Foto: Henrique Pinheiro)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade