O projeto social Ação Comunitária – Rotary presente desenvolvido no último domingo, 22, na localidade rural de Rio Bonito, distrito de Lumiar, pelo Rotary Club Suspiro, beneficiou cerca de 400 moradores durante quatro horas de atividades. O Rotary atuou durante a ação de cidadania e solidariedade com 40 voluntários, entre membros, médicos e advogados da Universidade Candido Mendes, mas a parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo (FMS) foi fundamental.
O departamento de saúde coletiva da FMS colaborou com a disponibilização durante todo o evento do Ônibus da Saúde, onde foram oferecidos os serviços de fluoretação dentária para crianças e atendimentos odontológicos à população da localidade, distante pouco mais de 40 quilômetros do centro de Nova Friburgo. No Ônibus da Saúde também foram realizadas consultas para prevenção do câncer de colo do útero nas mulheres.
Já o Programa de Saúde da Família (PSF) de Rio Bonito de Lumiar, subordinado à FMS, participou também da ação comunitária oferecendo toda a estrutura física do posto de saúde local, onde foram realizados quase 200 testes de verificação da taxa de açúcar no sangue (diabetes) e acuidade visual, além da aferição da pressão arterial em 126 moradores.
No posto de saúde também foram promovidas 45 consultas de atendimento dermatológico com médicos integrantes do Rotary Suspiro. O evento contou ainda com recreação infantil para a garotada, emissão de documentos, corte de cabelo e orientação jurídica, além de palestras sobre drogas, alcoolismo e depressão que aconteceram num ônibus urbano fretado para o transporte dos voluntários até Rio Bonito.
O presidente do Rotary Suspiro, o cirurgião José Antônio Verbicário Carim, que viabilizou a parceria com os serviços de saúde, enalteceu o êxito da terceira ação comunitária promovida pelo clube de serviço na localidade de Rio Bonito. Ele destacou a união dos rotarianos em prol de atividades promotoras do bem-estar coletivo, citando a distribuição de 1,5 mil peças de roupas à comunidade carente. Todas as roupas foram arrecadadas em campanhas internas promovidas pelo próprio Rotary e pelo governador distrital Márcio Pereira Ribeiro, que comandou a arrecadação de peças junto a comerciantes cariocas.
Deixe o seu comentário