Colunas
Presença
Pinçado da internet
“Feito é melhor do que perfeito.”
Dylan (1)
Causou estranheza o Prêmio Nobel de Literatura concedido ao cantor, compositor e poeta Bob Dylan?
Pois bem, em tempos de Flinf — a Festa Literária de Nova Friburgo, apenas confirmou o pensamento dos curadores do Conectivos, empresa responsável pela materialização da festa.
Não à toa, na programação, há uma mesa que abordará o tema “Música, letra e poesia”, neste sábado, às 17h, na Usina Cultural Energisa, reunindo o compositor e escritor Mauro Santa Cecília, o jornalista Vítor Diniz e o músico Guilherme Isnard.
Dylan (2)
Para refletir sobre o assunto, a escritora Ana Maria Machado, uma das mais importantes escritoras brasileiras, autora de mais de 100 livros, infantis e adultos, publicados em 26 países, declarou à jornalista Lu Lacerda que “adorou a notícia”.
Ela, que já foi presidente da Academia Brasileira de Letras declarou, ainda, que teve a impressão de que seus colegas da ABL também aceitaram muito bem a premiação. “Confirma a abertura de gêneros”.
Lembrando que a ganhadora do Nobel de Literatura do ano passado foi a jornalista bielorrusa Svetlana Alexievich.
Justiça
Não. Não é só uma questão de justiça a homenagem ao querido Zuenir Ventura — o Mestre Zu, na primeira edição da Flinf.
É também uma questão de afeto, retribuição ao carinho e atenção que o jornalista e escritor dedica aos seus muitos amigos e admiradores.
Por isso, desembarcaram em Nova Friburgo o escritor Luís Fernando Veríssimo, o jornalista estrelado Ancelmo Goés, o jornalista e escritor Antônio Torres e, em primeira mão para a coluna, quem também está na serra é a juíza Andrea Pachá, autora do livro “ A vida não é justa”, que originou a série do Fantástico na Rede Globo “ Segredos de Justiça”.
Andrea é amiga e fã de Zuenir Ventura e também veio homenageá-lo.
Presença
Ex-aluna do Colégio Anchieta, a friburguense Ingrid Zavarezzi também desembarca na Flinf.
Autora, roteirista e publicitária, Ingrid Zavarezzi foi autora de Malhação, entre tantas séries para a televisão, textos de teatro e é professora de roteiro para TV e novas mídias.
Ela foi a pioneira na criação de perfis de seus personagens na internet acreditando no poder da rede para disseminar ideias.
Ingrid aproveita o fim de semana da Flinf para reencontrar amigos e rever a cidade em que cresceu.
Braza Beat
A banda friburguense Braza Beat, formada por Edu Quintanilha, Gustavo Valente e Zé Renato Daudt está “ bombando” no Japão.
Por lá, o site de variedades Note Mu anuncia a versão da banda para a clássica Garota de Ipanema, afirmando que é uma versão como nunca se ouviu antes.
Nova Friburgo agradece!
Oportunidade
A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) firmou parceria com a ONG Rio Solidário, para oferecer mais oportunidades para jovens carentes que estão fora do mercado de trabalho e otimizar a qualidade da mão de obra oferecida pelas grandes redes supermercadistas em todo o estado.
A associação encaminhará, gratuitamente, o currículo destes jovens para as redes.
Portanto, atenção para a oficina de currículos e entrevistas de emprego que será anunciada em breve.
Duda Porto
O arquiteto friburguense Duda Porto é a grande estrela da edição 2016 da Casa Cor, que acontece no Rio, na Gávea.
Até o dia 20 de novembro, quem for a capital pode conferir o projeto ousado de Duda, uma construção sustentável que levou apenas 15 dias para ser montada.
A criação é uma casa, dividida em três módulos com o mesmo formato, em escalas diferentes: a casa maior e principal, a da árvore e a do cachorro.
“Tem aquele traço da criança quando desenha uma casinha: simples, aconchegante e sofisticada”, diz Duda, o filho da Eldora e do saudoso Raymundo.
Derrubada
Deputados estaduais aprovaram a derrubada de veto do governador Francisco Dornelles a lei que cria o programa Nota Fluminense.
Esse é um mecanismo que incentiva o consumidor a pedir nota fiscal nos estabelecimentos, em que parte do imposto é devolvido ao cidadão.
Tudo para combater a sonegação.
Mais derrubada
E não para por ai...
Outra medida que passará a valer é a priorização de pagamentos do aluguel social para pessoas que ficaram desabrigadas na tragédia da Região Serrana, em 2011.
A medida está na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2017 por meio de uma emenda que havia sido vetada.
David Massena
David Massena
David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário