Massimo — 14/10/2016

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Comando legislativo
Tão logo terminou a apuração, o Massimo ligou os pontos e apontou o vereador reeleito Alcir Fonseca como principal favorito a presidir o Legislativo friburguense na primeira metade da próxima legislatura.
Não apenas por ter sido o mais votado nas últimas eleições, mas também por ser filiado ao Partido Progresssita, o mesmo do novo prefeito eleito, Renato Bravo.

Mas...
O colunista, no entanto, pode confirmar que em reuniões recentes Renato Bravo manifestou apoio à eventual candidatura de Joelson do Pote à presidência da Câmara.
Joelson, que é o vereador mais bem votado da atual legislatura, é filiado ao PDT, mesmo partido do vice-prefeito eleito, Marcelo Braune. E integra, portanto, a futura base de governo.
O Massimo entende que a nova tendência tem consistência, e deve ser levada a sério.

Agenda da Câmara (1)
O leitor do Massimo sabe que ontem, 13, a Câmara Municipal deveria ter realizado sessão específica para debater a possível instalação de três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no Rio Macaé.
No entanto, dada a declaração de ponto facultativo por parte da Prefeitura, a sessão de quinta-feira acabou sendo transferida para a próxima terça-feira, 18, às 16h, e não será mais específica.

Agenda da Câmara (2)
O encontro para tratar das PCHs vai acontecer na próxima quinta-feira, 20, às 18h, e conta com uma relação bem diversificada de convidados.
Entre eles estão o atual e o futuro prefeitos, além de representações do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Secretaria Estadual de Ambiente, e os deputados da cidade.
Seria muito importante que todos comparecessem.

Gestão fiscal
O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Marcelo Verly, informa também a realização de audiência pública no dia próximo dia 25, às 14h.
O encontro foi marcado a pedido da Controladoria Geral do Município, e servirá para a apresentação de relatórios relativos à gestão fiscal no 1º e no 2º quadrimestres deste ano.

Orçamento 2017
Verly lembra, por fim, que já haviam sido aprovadas quatro audiências voltadas a debater a proposta orçamentária de 2017.
A primeira está marcada para o próximo dia 28 e as outras para 11, 18 e 25 de novembro.
Sempre às sextas-feiras, das 15 às 18h.

Nota Fluminense (1)
Saindo do Legislativo municipal para o estadual, na última terça-feira, 11, o plenário da Alerj derrubou o veto do governador à lei dos deputados Wanderson Nogueira (Psol), Jorge Felippe Netto (DEM), André Lazaroni (PMDB) e Márcio Pacheco (PSC) que cria o programa de acúmulo de créditos e descontos a partir da emissão de notas fiscais no estado do Rio de Janeiro.
A Nota Fiscal Fluminense, como é chamada, entra em vigor após publicação no Diário Oficial.

Nota Fluminense (2)
A lei tem o objetivo de incentivar a população a exigir o documento fiscal de fornecedores de mercadorias, bens ou serviços.
Para tanto, o cidadão poderá receber créditos do tesouro estadual, que poderão ser utilizados no abatimento do IPVA ou mesmo depositados em sua conta bancária.
A nota fluminense funcionará nos moldes da Nota Fiscal Carioca, que vigora no município do Rio, e o crédito calculado pode chegar a 2,5% do valor do documento fiscal.

Aspas
“Ganha o estado com o aumento da arrecadação e a diminuição de inadimplência do IPVA, e ganha o cidadão, que se torna fiscal ao solicitar o comprovante da compra. A estimativa de arrecadação é de R$ 500 milhões por ano para o Estado do Rio, já descontando o valor dos créditos para as pessoas. Estamos fazendo a nossa parte e esperamos que o Executivo cumpra com o seu papel”, declarou Wanderson Nogueira, um dos quatro autores da legislação.

Imagens preciosas (1)
Ana Paula Cortes Rodrigues, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e patrimônio valioso da Educação em Nova Friburgo, é quem dá a boa notícia.
A partir de hoje, 14, quem passar pelo Cadima Shopping poderá apreciar a exposição de fotografias realizada pela Secretaria Municipal de Educação, através do EJA, sob o tema “Fotografia é um caminho”.

Imagens preciosas (2)
Todas as fotos foram feitas pelos alunos das 20 unidades escolares municipais que oferecem a modalidade de ensino para jovens, adultos e idosos.
Cada uma delas escolheu um tema para suas fotografias como, por exemplo, proporção, que usa conhecimento matemático.
Cerca de 200 imagens estão expostas nos corredores do shopping, e o resultado pode ser visto até o próximo dia 28.

Imagens preciosas (3)
Segundo Ana Paula, “o objetivo do evento é fazer a culminância pedagógica do semestre através da fotografia, com base na contextualização entre as disciplinas e assim exercitar a criatividade de cada aluno, partindo do ambiente escolar e a sua localização”.
De sua parte, o colunista acrescenta que todos estes alunos são vencedores na vida, de tal modo que os registros de seus olhares só podem ser peças de grande valor social.
Confere lá!

Cinema
Diversos leitores aderiram à campanha lançada na última coluna e manifestaram o desejo de ver filmes antigos e maratonas nas salas de cinema da cidade.
Sinal de que existe um público aí a ser explorado.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.