Além de tantos outros títulos, Nova Friburgo é também o maior produtor de morango do Estado do Rio, com cerca de 700 toneladas/ano. A maior produção se concentra no terceiro distrito, com cerca de 41 produtores. Além de uma chocolateria-escola, a cidade conta com um grande número de ‘chocolateiras’ caseiras, que vão oferecer seus produtos na festa.
A realização da 3ª edição da Festa do Morango e Chocolate, que será realizada entre os dias 12 e 16 (quarta a domingo), na Praça Demerval Barbosa Moreira, no Centro, é uma importante demonstração da qualidade do nosso morango e do espaço que o cultivo desta fruta ocupa no setor agrícola do Estado do Rio.
Para o presidente da Associação dos Produtores de Morango (Amorango), Fernando Hottz, além da oportunidade de bons negócios, a Festa do Morango dá visibilidade à tecnologia de padrão internacional empregada no seu cultivo em Friburgo.
A Amorango foi concebida em 2003 pelo Programa Associar (Programa Municipal de Desenvolvimento do Associativismo), da Secretaria Municipal de Agricultura, informou Selmo Santos, secretário municipal na época, e até 2007 diversas reuniões, encontros técnicos foram realizados. A partir daí se deu o desenvolvimento de uma cultura associativista entre os produtores rurais.
Segundo o secretário, o marco histórico da cultura do morango em Nova Friburgo foi a excursão técnica organizada em novembro de 2007 pela secretaria municipal de Agricultura com o importante apoio do Sebrae local, “que permitiu que nossos produtores visitassem os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que mudou completamente a nossa visão do cultivo de morango”, lembrou Selmo Santos.
“Após esta viagem, partir do ano de 2008, nossos produtores se lançaram em uma busca incessante pelo conhecimento da cultura, forma de manejo, tratos culturais específicos, novas variedades. A forma de cultivo, que era totalmente a céu aberto, passou então para cultivos protegidos em tuneis baixos, técnicas de gotejamento e ferti-irrigação, reduzindo drasticamente o uso de agrotóxico, perdas de frutos e diminuindo também a exaustão dos solos. Desta forma, passou-se a produzir morangos durante todo o ano, com aumento do emprego e da renda familiar do produtor”, comentou, entusiasmado, Selmo Santos.
O evento vai oferecer diversas atrações, como oficina de culinária de morango, atrações infantis e culturais e também apresentações musicais. Morangos in natura, doces, sucos, tortas variadas não faltarão para todos os gostos. A festa conta com o apoio da Prefeitura de Nova Friburgo através da secretaria municipal de Agricultura e a Amorango (Associação de Produtores de Morango).
Deixe o seu comentário