Quartas na História: Nova Friburgo na internet

terça-feira, 24 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O movimento Nova Friburgo 200 Anos e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) promovem mais um evento integrante do projeto Quartas na História. Desta vez será a apresentação do novo portal do Pró-Memória. Amanhã, 25, às 18h30, no auditório da CDL (Rua Fernando Bizzotto 39, Centro), o pesquisador, escritor e atual chefe de divisão do Pró-Memória, Nelson Bohrer, mostrará como será o novo portal do centro de pesquisa e documentação histórica da Prefeitura. O evento é gratuito e aberto à sociedade, não havendo necessidade de fazer inscrição.

Segundo Nelson Bohrer, o Guguti, no dia 5 de junho de 2008 foi lançado oficialmente o site www. djoaovi.com.br, Centro de Documentação D. João VI, projeto cujo compromisso primava pela divulgação de importante acervo da história de Nova Friburgo e regiões vizinhas de influência. O Centro de Documentação D. João VI nasceu no ano em que o Brasil comemorou 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil.

Resgatar, preservar e difundir a história de Nova Friburgo foram as motivações para a criação do site, uma iniciativa particular do próprio Nelson Bohrer e do historiador Carlos Jayme Jaccoud. Mas o primeiro objetivo foi, através de tecnologia aplicada, digitalizar o acervo do centro de documentação do Pró-Memória, resguardar os documentos originais e difundir todo o conhecimento ali existente. Foram quatro anos de trabalho até que o site entrasse no ar.

Mas, no mês de maio, o site se transformará em portal, com conteúdo inestimável e ferramentas inovadoras que permitirão mais rapidez e facilidade na pesquisa de conteúdo, que será muito maior do que o disponível atualmente. Assim, a informação que hoje é restrita às pessoas que visitam fisicamente o Pró-Memória será democratizada, com o acesso pela internet. Será a porta de entrada para quem tiver interesse em conhecer a história de Nova Friburgo. De acordo com Nelson Bohrer, o novo portal usa recursos que a Biblioteca Nacional, Google, New York Times já utilizam. As informações que estarão disponíveis no novo portal são de âmbito regional, nacional e internacional.

Em sua apresentação, nesta quarta-feira, Nelson Bohrer apresentará o novo layout, mostrará as ferramentas que estarão disponíveis e contará que tipo de informação será disponibilizada no portal.

Projeto segue inovando

Iniciado em agosto de 2008, o projeto Quartas na História, idealizado pelo presidente da CDL-NF, Bráulio Rezende Filho, surgiu da necessidade que o movimento Nova Friburgo 200 Anos percebeu de divulgar a história de Nova Friburgo para a população de forma simples e democrática. Desde então, movimento e CDL têm realizado palestras mensais com o intuito de contar a história da cidade e de levar assuntos importantes sobre Nova Friburgo ao conhecimento do público em geral com eventos gratuitos e abertos à sociedade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade