Defesa Civil inaugura Sala de Monitoramento de Alerta e Alarmes

Espaço recebe dados atualizados sobre os níveis pluviométricos e informes de radares e satélites
segunda-feira, 03 de outubro de 2016
por Karine Knust
A proposta é centralizar e, com isso, intensificar o monitoramento das chuvas e áreas de risco da cidade (Foto: Henrique Pinheiro)
A proposta é centralizar e, com isso, intensificar o monitoramento das chuvas e áreas de risco da cidade (Foto: Henrique Pinheiro)

Na última semana, a Defesa Civil inaugurou a nova Sala de Monitoramento de Alerta e Alarmes. Equipado com telas, computadores e câmeras, o espaço tem capacidade para cinco servidores e funcionará como um amplo centro de informações meteorológicas para análise e envio de alertas, em caso de necessidade. De acordo com a pasta, os equipamentos recebem dados atualizados a cada 15 minutos sobre os níveis pluviométricos e informes de radares e satélites. 

“Antes o trabalho era feito individualmente; agora, com a sala, o monitoramento será centralizado. Além de concentrar todas as informações, nosso trabalho de análise de dados e tomada de decisões será mais ágil e detalhado. Sem contar com a maior eficiência no envio de alertas a população. Aqui é possível ter acesso às informações do Inea, do Cemaden, de forma simultânea”, explica o secretário de Defesa Civil do município, coronel João Paulo Mori. 

Ainda segundo o secretário, a sala funcionará 24 horas por dia durante o período de chuvas. “Ficaremos monitorando quando houver chuva forte, observando as encostas e o nível dos rios. Assim poderemos ver se a precipitação está se afastando ou se aproximando, se há necessidade de emitir um alerta ou não”, afirma Mori. 

Além das telas de monitoramento, é possível realizar vídeo conferências com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. O local também conta com um salão de reuniões e treinamento com quadro de comando operacional e sirenes e internet. 

Atualmente, Friburgo conta com mais de 50 pluviômetros e uma estação meteorológica no bairro Suíço.

“A Sala de Monitoramento nos dá um grande leque de trabalho. Além das informações que conseguiremos captar com mais facilidade, o espaço será um grande local de treinamento de novos agentes”, acrescentou o subsecretário da pasta, Robson José Teixeira. 

O projeto faz parte de um acordo firmado entre a Defesa Civil e a Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais (Gides), que determina a inclusão de salas de monitoramento nas secretarias de Defesa Civil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Defesa Civil | chuvas
Publicidade