Campanha de multivacinação começa nesta segunda-feira

Pela primeira vez, mobilização também será direcionada a crianças e jovens de 9 a 15 anos
sexta-feira, 16 de setembro de 2016
por Karine Knust
O Ministério da Saúde enviou 19,2 milhões de doses extras de 14 vacinas para postos de saúde de todo o país (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
O Ministério da Saúde enviou 19,2 milhões de doses extras de 14 vacinas para postos de saúde de todo o país (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

Começa nesta segunda-feira, 19, a Campanha Nacional de Multivacinação 2016. O Ministério da Saúde enviou 19,2 milhões de doses extras de 14 vacinas para postos de saúde de todo o país. A mobilização tem como público-alvo menores de cinco anos, crianças de 9 anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos, e vai até o dia 30 deste mês. 

“Neste ano, estamos incluindo os adolescentes porque esse grupo prioritário é um dos que apresenta uma maior resistência a se vacinar. Além disso, muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os filhos nessa faixa etária”, explicou o ministro da saúde, Ricardo Barros, em coletiva de imprensa.

Em Nova Friburgo, quatro postos farão parte da campanha de multivacinação. Os postos de saúde de Conselheiro Paulino, Waldir Costa; de Olaria, Tunney Kassuga, e do Centro, Sylvio Henrique Braune, farão a imunização de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Geraldo, José Copertino Nogueira, realizará a vacinação às terças e quartas-feiras, das 8h às 11h. 

“É indispensável que o responsável traga a criança acompanhada da carteira de vacinação mesmo que ela não esteja com doses em atraso. Isso porque, muitas vezes, os pais acham que os filhos já tomaram todas as vacinas necessárias, mas a leitura do cartão não é tão simples. Até porque, existem vacinas, como a de poliomielite, por exemplo, que estavam em falta no início do ano e chegaram agora. Sendo assim, por precaução, é melhor vir ao posto de saúde para verificar se a criança ou adolescente está devidamente imunizada”, explica a coordenadora de imunização do município, Ana Paula Lessa. 

Ainda de acordo com Ana Paula, o próximo sábado, 24, será o Dia D da campanha. Os horários e os locais de vacinação para este dia, entretanto, ainda serão definidos. Com a campanha de vacinação, o ministério espera reduzir as doenças imunopreveníveis e diminuir o abandono à vacinação. Como a imunização será de forma seletiva para a população-alvo, não há meta a ser alcançada.

Confira as 14 vacinas disponíveis na campanha:
- Hepatite A
- VIP
- Meningocócica C
- Rotavírus
- HPV
- Pneumo 10
- Febre amarela
- Varicela
- Pentavalente
- Tetraviral
- Dupla adulto
- DTP
- Tríplice viral
- VOP (poliomielite

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: vacinação
Publicidade