Integração: usuários têm novos pontos para recarga de cartão

Confira a lista dos locais onde foram foram instalados as máquinas
terça-feira, 13 de setembro de 2016
por Dayane Emrich
Uma das máquinas de recarga instaladas na Estação Livre, antiga rodoviária urbana (Foto: Henrique Pinheiro)
Uma das máquinas de recarga instaladas na Estação Livre, antiga rodoviária urbana (Foto: Henrique Pinheiro)

Conforme estabelecido pelo decreto municipal 227/2016, publicado no último dia 1º de setembro, os usuários dos ônibus em Nova Friburgo ganharam novos postos de recarga dos cartões RioCard. A medida — parte de uma série de determinações do poder público — tem como objetivo facilitar a aquisição e a inserção de créditos nos cartões.

A Estação Livre, antiga rodoviária, na Praça Getúlio Vargas, foi um dos lugares escolhidos para receber as máquinas de recarga dos cartões. No local foram instalados dois pontos que, além da recarga para passagens, permitem a recarga de créditos para telefonia móvel e serviços como o pagamento de contas de água, luz, gás, entre outros. O posto de recarga, em funcionamento desde o último dia 5, opera todos os dias, durante 24 horas. No Centro, lojas da Drogaria Nacional, na Avenida Alberto Braune, na Praça Getúlio Vargas e na Rua Moisés Amélio, também já disponibilizam o serviço. 

Em outros bairros da cidade foram instalados pontos de recarga e emissão de cartões RioCard em estabelecimentos comerciais, considerados estratégicos e de fácil acesso para a população. São eles: Drogaria Nacional, Mercado Santos Reis e Bazar do Jorge, em Conselheiro Paulino; Drogaria Nacional e Globo Presentes, em Olaria; Padaria Santa Marta, em Riograndina; Wirley Viana, em Mury; Drogaria Caledônia, no Cascatinha; Folignos de Friburgo, na Ponte da Saudade; Mercearia Barracão, no Barracão dos Mendes; Bom Bazar, em Amparo; Doce & Cia, em Campo do Coelho; Padaria São Lourenço, em São Lourenço; Coisas Nossas, em São Pedro da Serra; Coisas Nossas, em Lumiar; e LL inovações, em São Geraldo. 

Antes realizada apenas na loja RioCard, na Rua Ernesto Brasílio, a falta de opção para os usuários e as grandes filas no atendimento vinham sendo alvo de críticas dos friburguenses. “Eu tinha que sair do meu bairro e vir ao Centro para fazer a recarga, ou seja, pagava uma passagem para recarregar o cartão. Para piorar, as vezes chegava lá e a fila estava enorme. Uma cidade inteira usando a integração e um único ponto de recarga?”, questionou a costureira Maria Azevedo, de 48 anos, acrescentando que “já era hora de levar esse serviço para outros bairros”. 

A disciplina e orientação da operacionalização da integração aberta (feita em qualquer ponto de embarque e desembarque do município e não só apenas na rodoviária urbana) também foram outras providências anunciadas no decreto. Desta forma, foi criado um Centro de Informação e Atendimento ao Usuário de Transporte Coletivo, na Estação Livre. A central está em funcionamento também desde o último dia 5, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h. 

Outros pontos destacados pela determinação referem-se ao direito pleno de uso da integração, com tolerância de duas horas após o horário consumido no primeiro trecho; a devolução de crédito no cartão, indevidamente debitado; e a proibição da cobrança de taxa pela emissão do primeiro cartão. Além disso, foi determinado que a mudança do sentido para retorno do itinerário do coletivo somente deve ser executada no momento em que o ônibus chegar ao ponto final do destino ida da linha e vice-versa. 

A equipe de A VOZ DA SERRA entrou em contato com a assessoria do RioCard em Nova Friburgo para saber se as melhorias exigidas para o sistema de integração foram realizadas dentro do prazo. Em nota, a empresa confirmou o cumprimento dos principais artigos dispostos no decreto. A reportagem também entrou em contato com a prefeitura para confirmar a implementação das medidas demandadas. 

Em nota, o governo municipal informou que “o poder concedente está aderindo na íntegra o cumprimento das emendas pelo decreto. Se, constatado, eventual descumprimento aplicar-se-á as penalidades previstas no contrato”.

Estação Livre

Na manhã desta terça-feira, 13, foi instalado na Estação Livre um painel com a matriz de integração. De acordo com um funcionário da empresa de ônibus Faol, o quadro será útil para os usuários do transporte, que poderão se informar sobre as linhas que fazem integração. 

Em relação ao painel eletrônico, montado com o intuito de indicar o horário de chegada e partida dos coletivos, este já está em funcionamento. No entanto, apenas os ônibus que possuem GPS são exibidos. Também na manhã de ontem, 13, funcionários da prefeitura estavam no local instalando mais uma cobertura para ampliação do ponto, do lado Sul da estação. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: ônibus municipais
Publicidade