Jovens músicos de Nova Friburgo realizaram projeto em escolas públicas do município, entre março e agosto de 2016, com o objetivo de estimular o interesse pelo aprendizado de música.
Idealizado e produzido pela socióloga e advogada Sandra Castro, coordenadora de projetos da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (Smel), o projeto Protagonismo juvenil: música nas escolas constou de oficinas de música e apresentações musicais, com explicações sobre instrumentos de sopro e possibilidades de aprendizado. Foram jovens a protagonizar os encontros, tanto monitores, como alunos, uma escolha a facilitar a empatia entre quem fornecia e quem recebia as informações e aprendizados.
Para os músicos, na faixa etária de 17 a 25 anos, a experiência se mostrou muito rica, pois possibilitou a convivência com diversos públicos, formado por crianças, adolescentes e professores das escolas. Gratificante, também, segundo seus depoimentos, foi a vivência próxima de crianças que nunca tinham tido a oportunidade de experimentar tocar instrumentos musicais, manuseá-los, compreender uma partitura. Tiveram oportunidade de constatar que a música é também veículo condutor de melhores desempenhos escolares, além de contribuir para a sociabilidade, o respeito, a solidariedade, a cidadania, em como numa orquestra. A arte de ensinar mostrou seu fascínio.
Mesmo com obstáculos decorrentes da falta de espaço adequado para o ensino da música nas escolas, o resultado foi altamente positivo, já que os participantes das oficinas de flauta doce tiveram oportunidade de assistir a vídeos de orquestras sinfônicas e de diversas experiências com som e movimento corporal. No encerramento das oficinas, uma apresentação musical dirigida a pais, familiares e corpo escolar.
O projeto Protagonismo juvenil: música nas escolas, faz parte do programa Territórios Culturais-RJ, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (Secult/RJ), voltado para o público jovem. Contou com patrocínio e apoio de diversos parceiros da Secretaria, como Light, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Ministério da Cultura/Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural (MinC/SCDC), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e outros. No âmbito da execução do projeto, os apoios da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Educação do Município de Nova Friburgo, e da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (Smel), localizada em Lumiar, 5º distrito de Nova Friburgo, foram fundamentais.
Os estabelecimentos de ensino que acolheram o projeto foram a Escola Municipal Acyr Spitz, em Lumiar, os Colégios Estaduais José Martins da Costa, em São Pedro da Serra, Padre Franca, em Mury, Doutor João Bazet, no Perissê, e o Ciep 1, 2, 3 Glauber Rocha, em Conselheiro Paulino.
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