As esquecidas fontes de Nova Friburgo

Bicas sem funcionar ou mal conservadas estão presentes em vários pontos da cidade
segunda-feira, 22 de agosto de 2016
por Flávia Namen
Nos tempos antigos, a água fresca e cristalina jorrava em várias fontes e bicas como esta situada na Rua Duque de Caxias, que está desativada (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
Nos tempos antigos, a água fresca e cristalina jorrava em várias fontes e bicas como esta situada na Rua Duque de Caxias, que está desativada (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

Famosa no passado pela qualidade de suas águas, Nova Friburgo era referência nos tratamentos à base da hidroterapia (terapêutica pela água fria). Em 1817, o município foi escolhido pelo médico italiano Carlos Éboli para sediar o Instituto Hidroterápico, inaugurado em um lindo complexo arquitetônico onde atualmente funciona o Colégio Nossa Senhora das Dores. Até mesmo o imperador Dom Pedro II e a Princesa Isabel se hospedaram no estabelecimento para tratamento de saúde.

Por ocasião do centenário do município, em 1918, a “superioridade da água” friburguense também foi destacada no álbum do estado do Rio de Janeiro. Nos tempos antigos, a água fresca e cristalina foi canalizada e jorrava em várias fontes e bicas instaladas pela cidade. A mais célebre delas, a Fonte do Suspiro, existe desde os primórdios do município e servia para o abastecimento dos habitantes.

Com o passar dos anos e o processo de urbanização, a fonte acabou cercada de lendas e se tornou uma referência turística. Destruída na catástrofe de janeiro de 2011, a tradicional atração foi revitalizada e reinaugurada em dezembro de 2014, graças a uma parceria entre o Grupo Arte, Movimento e Ação (Gama), Prefeitura Municipal e a empresa Caminhos Dourados.

A exemplo do Suspiro, outras fontes e bicas de Nova Friburgo necessitam passar por um amplo trabalho de restauração. No centro da cidade, duas delas acabaram se deteriorando com o passar dos anos e estão esquecidas no meio da calçada sem qualquer função. Uma está localizada na esquina das ruas General Osório com Aristão Pinto e a outra pode ser vista na Rua Duque de Caxias.

Há também a situada na parte posterior do Centro de Turismo, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, que ainda funciona mas está em mau estado de conservação. Frequentemente, a bica é usada indevidamente e, há cerca de dois meses, chegou a servir de “chuveiro” para um morador de rua. Um vídeo do homem completamente nu tomando banho no local circulou nas redes sociais, gerou muitos comentários negativos e trouxe à tona o descuido com a conhecida fonte.

Vale lembrar que o saudoso fundador do Gama, Júlio César Seabra Cavalcanti, o Jaburu, idealizou um projeto para recuperar a estrutura original dessas fontes e vinha buscando parcerias para concretizá-lo. O trabalho acabou sendo interrompido com seu falecimento, em abril desse ano, mas deverá ser retomado futuramente. É o que planeja o presidente do Gama, Chico Figueiredo.

“O grupo está se reestruturando e pretendemos dar continuidade aos projetos como esse, que se chama 'Se essa rua fosse minha'. Jaburu tinha a ideia de recuperar não só as fontes como também as fachadas originais das antigas casas na Rua Aristão Pinto”, conclui Chico Figueiredo.

  • Esta fonte no entorno do Centro de Turismo ainda funciona mas está em condições precárias e frequentemente é usada indevidamente. Há cerca de dois meses, chegou a servir de “chuveiro” para um morador de rua (

    Esta fonte no entorno do Centro de Turismo ainda funciona mas está em condições precárias e frequentemente é usada indevidamente. Há cerca de dois meses, chegou a servir de “chuveiro” para um morador de rua (

  • No meio do caminho, tinha uma fonte: quem passa pela esquina das ruas General Osório e Aristão Pinto se depara com o que outrora era uma fonte de água (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

    No meio do caminho, tinha uma fonte: quem passa pela esquina das ruas General Osório e Aristão Pinto se depara com o que outrora era uma fonte de água (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

  • Destruída na catástrofe climática de 2011, a famosa Fonte do Suspiro foi revitalizada no final de 2014 e é a exceção da lista (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

    Destruída na catástrofe climática de 2011, a famosa Fonte do Suspiro foi revitalizada no final de 2014 e é a exceção da lista (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade