Muros das subestações ganham novos grafites

Além do colorido a mais, os grafites reúnem informações sobre a importância do consumo consciente e da preservação ambiental
quinta-feira, 18 de agosto de 2016
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Além de colorir a paisagem friburguense, a arte do grafite em áreas urbanas também pode trazer importantes informações à população. Um exemplo disso pode ser visto nos muros das subestações da Energisa situados no Centro e em Conselheiro Paulino, que recentemente ganharam novas pinturas. Os grafites têm chamado a atenção de quem passa pelos locais e exibem informações sobre reciclagem, consumo consciente de energia, preservação ambiental e cuidados com a rede elétrica. 

A criativa ação é mais uma iniciativa da concessionária Energisa para conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e da participação no projeto Conta Cidadã, que troca resíduos recicláveis por descontos na conta de energia elétrica. O projeto é uma boa opção para quem quer reduzir os custos com energia e conta com um posto de coleta volante que percorre vários bairros da cidade ao longo da semana. 

Aberto das 8h às 16h, o posto funciona nos seguintes pontos: Conselheiro Paulino e Duas Pedras (segundas-feiras), Via Expressa (terças-feiras), Vila Amélia (quartas-feiras), Catarcione (quintas-feiras) e Bairro Ypu (sextas-feiras).

Lançado há dois anos, o projeto vem ganhando cada vez mais adesão da comunidade pela vantagem que oferece. Garrafas PET e frascos de xampu, de amaciante e de detergentes líquidos, muito utilizados no dia a dia, são exemplos de itens que podem ser trocados no posto volante e render descontos para a conta de luz. 

Cada tonelada desse plástico reciclado, por exemplo, gera economia de 5.060 kilowatts/hora, energia suficiente para manter 220 geladeiras com capacidade de 260 litros ligadas por um mês.

Outra informação importante contida no grafite é quanto aos cuidados ao construir próximo à rede elétrica. A mensagem alerta sobre a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual em atividades de construção ou reforma e dá outras dicas de segurança como: não amarrar fios nas ferragens ou partes metálicas; não deixar fios elétricos espalhados pelo chão e sem proteção; e manter a fiação longe do contato com a água, que é condutora de eletricidade.

 

Foto da galeria
(Foto: Henrique Pinheiro)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Arte de rua
Publicidade