Os alunos, ex-alunos, pais e professores que compõe a Banda Musical de Harmonia do Colégio Nossa Senhora das Mercês conquistaram o vice-campeonato brasileiro de bandas e fanfarras da Agência Brasileira de Bandas Marciais e Fanfarras (ABMF). O campeonato foi no último fim de semana, na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, e contou com a presença de 25 bandas de todo o país.
Além do segundo lugar geral, a banda de Nova Friburgo, única representante do estado do Rio de Janeiro, conquistou títulos na categoria naipe-mor, isto é, o comando da banda; corpo coreográfico e pelotão de bandeiras. “Foi uma experiência incrível. O público aplaudiu de pé a nossa apresentação. Estamos muito felizes com o trabalho e o resultado alcançado”, afirmou o coordenador geral da orquestra, Felipe Guerra Borges.
Ainda segundo ele, o desempenho, foi resultado de quase dois anos de ensaios. “A preparação para esta competição começou em fevereiro do ano passado. Ensaiamos três vezes por semana, todas as terças, quintas e sábados, e cada encontro tem, pelo menos, três horas de duração”, explicou.
Ao todo, 65 integrantes, dos 80 que compõem a banda, participaram da competição. No repertório, sob regência do maestro Ricardo Catarcione, os músicos apresentaram as canções “Happy”, de Pharrel Williams; “Conquest of paradise”, do Vangelis, e a famosa “Copacabana”, de Tom Jobim.
O primeiro lugar geral da competição ficou com a Banda Marcial Juliana, de Porto Alegre-RS, e o terceiro com a Banda Milagres, do Espirito Santo.
A Banda Musical de Harmonia do Colégio Nossa Senhora das Mercês foi fundada em 1984 e, desde então, coleciona títulos. O grupo foi campeão sul-americano e vice-campeão mundial na categoria harmonia, em 2005, em Taubaté, São Paulo. Em 2012, na mesma cidade, ganhou o mundial na categoria harmonia e, no mesmo ano, em Atibaia, o bicampeonato sul-americano na categoria banda de harmonia, além da medalha de ouro na disputa final com honras à percussão.
Além de viagens pelo Brasil, o grupo já realizou concertos em Melipilla, no Chile; Orlando, nos Estados Unidos; Rust, na Alemanha; e Fribourg, Morat e Zurique, na Suíça.
Deixe o seu comentário