Movimento #ForaTemer também presente nas ruas de Nova Friburgo

Postes do centro da cidade ganharam gravuras contra o presidente interino
quarta-feira, 17 de agosto de 2016
por Flávia Namen
Alguns postes do Centro ganharam gravuras contra o presidente interino, comprovando que a arte anônima de rua vem ganhando força nos espaços públicos da cidade (Foto: Henrique Pinheiro)
Alguns postes do Centro ganharam gravuras contra o presidente interino, comprovando que a arte anônima de rua vem ganhando força nos espaços públicos da cidade (Foto: Henrique Pinheiro)

A exemplo das capitais e vários municípios do Brasil, o Movimento #ForaTemer também chegou às ruas de Nova Friburgo. Em alguns postes do centro da cidade, a frase foi estampada junto à imagem do presidente em exercício, Michel Temer, e expressa o descontentamento de um segmento da população com o presidente da República interino. 

Apesar de passar despercebida por grande parte dos friburguenses, a iniciativa comprova que a arte anônima de rua vem ganhando força nos espaços públicos da cidade. Produzida com a técnica do estêncil, que usa moldes vazados, a gravura foi colocada recentemente nos postes num silencioso ato contra o governo de Temer, que assumiu o poder em 12 de maio. 

A gravura também é um possível gesto de repúdio aos projetos de mudanças nas regras da  aposentadoria e na legislação trabalhista anunciados pelo governo que trabalha para enviar ao Congresso até o fim do ano propostas para alterar o atual sistema previdenciário, flexibilizar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e regulamentar o processo de terceirização no país, o que vem sendo criticado por movimentos sociais e representantes dos trabalhadores.

As intervenções nos postes veio somar-se a outras que tomam conta da paisagem friburguense e estimulam a reflexão sobre o atual cenário político nacional. A primeira delas pode ser observada há pouco mais de três meses, quando alguns muros do centro da cidade foram estampados com o rosto do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e os dizeres “#Fora Cunha”.

A mensagem chegou às ruas pouco antes dele ser afastado do mandato e da presidência da Câmara em 5 de maio pelo Supremo Tribunal Federal. Na mesma época, a frase “Não ao golpe” foi rabiscada com tinta spray vermelha em um muro no final da Rua Ernesto Brasílio. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade