No último sábado, 6, a Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (Smel) voltou a se apresentar na Praça Carlos Maria Marchon, no centro do distrito de Lumiar, em mais uma participação no projeto Banda na Praça. Sob a regência de Gilney Oliveira, dezenas de músicos ocuparam o espaço de lazer da comunidade animando o público com um repertório variado e muito atrativo.
Usando um chapéu de marinheiro, o coordenador do programa Banda na Praça em Lumiar, Manoel Antônio Spitz Sodré, também participou do evento reverenciando a memória do sanfoneiro e lavrador Paulino José Schwaulb. Ativo e querido na comunidade local, o músico faleceu aos 86 anos no último dia 30 de julho.
Ainda na mesma noite, os alunos da Smel, Demian Ouverney, 10 anos, e Gabriele Klain Brust, 8, tocaram em flauta-doce a “Ode a Alegria”, da Nona Sinfonia de Beethoven, e “Le Vieux Chalet”, canção suíça escrita em 1929 pelo abade Joseph Bovet, esta última em homenagem antecipada ao Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo, 14.
Seguindo a tradição de apresentações, após o concerto da banda Euterpe Lumiarense foi a vez do Sanfoneiros da Serra animar o público com o projeto de resgate da memória da sanfona na região. As atrações despertaram a curiosidade de turistas que visitaram o distrito no último fim de semana, além de moradores. O projeto Banda na Praça é promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário