Saiba onde a chama olímpica pernoitou em Nova Friburgo

Sob forte esquema de segurança, símbolo ficou hospedado em movimentado endereço
sexta-feira, 05 de agosto de 2016
por Flávia Namen
Saiba onde a chama olímpica pernoitou em Nova Friburgo

Encerrada nesta sexta-feira, 5, no estádio do Maracanã, no Rio, a jornada da tocha olímpica por mais de 320 municípios brasileiros foi marcada pelo clima de festa, confraternização e também por alguns protestos. Em Nova Friburgo não foi diferente e a passagem do principal símbolo olímpico pelas ruas da cidade ainda repercute entre moradores de todas as idades. O que pouca gente sabe é que o município está entre os nove do estado, e os 82 do país, em que a tradicional chama pernoitou. 

Até a semana passada, o local do pernoite vinha sendo guardado a sete chaves, em sigilo absoluto. Muita gente acreditava que o fogo iria pernoitar no quartel do 11º Batalhão de Polícia Militar em razão da segurança. Nem as autoridades e equipes da prefeitura escaladas para o evento tiveram acesso à confidencial informação. 

“O lugar foi mantido em segredo até para a gente e não tínhamos uma noção precisa de onde seria. Depois nos confirmaram que a chama pernoitou no Hotel Fabris, onde o comboio da Força Nacional ficou hospedado”, declarou o secretário municipal de Turismo, Nauro Grehs.

Situado na movimentada Avenida Alberto Braune, o conhecido hotel hospedou cerca de 120 integrantes da Força Nacional que, em sua maioria, chegaram dias antes da passagem da tocha pelo município. “Foi uma equipe maravilhosa que ficou aqui, formada por homens e mulheres muito educados e discretos. Até tínhamos conhecimento que a chama ficaria aqui, mas o sigilo era tanto que não percebemos nada e não temos como comprovar esse importante fato”, disse uma funcionária do hotel. 

Ao ouvir da reportagem a confirmação que a chama pernoitou no Fabris, ela lamentou não ter visto nada. “Adoraríamos ter tirado uma foto ao lado daquela lanterninha acesa, mas não a vimos entrar e nem sair. Realmente foi um esquema de segurança muito bem montado ”, disse ela.
     
Cidade que “mais abraçou a tocha” 

Ao longo dos últimos três meses, a tocha passou pelas mãos de 12 mil pessoas, entre atletas, ex-atletas, celebridades e anônimos, que a conduziram por cerca de 36 mil quilômetros de norte a sul do país. O percurso incluiu todas as capitais nacionais e municípios de interesse turístico como Nova Friburgo, que se destacou pela grande receptividade ao símbolo olímpico. “Nova Friburgo foi a cidade que mais abraçou a tocha, segundo comentários dos organizadores. Não houve nenhum tipo de contratempo, o trânsito fluiu bem e não precisamos fazer nenhuma alteração no trajeto original, que foi cumprido à risca. No Country, a tocha acabou demorando um pouco mais que o previsto mas, mesmo assim, o percurso não atrasou e foi encerrado pouco depois das 18h na Via Expressa. Esse sucesso se deve principalmente ao apoio da população”, avalia Nauro Grehs.  

Recém-chegado do Rio de Janeiro, onde participou de um evento no Boulevard Olímpico do Porto Maravilha, o secretário municipal de Turismo aproveita a realização das Olimpíadas para mostrar ao mundo o que Nova Friburgo tem de melhor. “Na próxima semana, estaremos divulgando os atrativos turísticos da cidade em um estande montado no Boulevard. Faremos essa ação nos próximos dias 8, 10 e 12 no espaço, que terá uma grande circulação de pessoas de todo o país e do mundo”, explica Nauro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Tocha Olímpica
Publicidade