Nova Friburgo teve destaque na inauguração, na última terça-feira, 2, da Casa Suíça no Rio de Janeiro (foto). O evento coincidiu com a celebração nacional pelos 725 anos da Confederação Helvética, e contou com a presença das representações diplomáticas suíças no Brasil e no estado do Rio, incluindo o embaixador André Regli, o cônsul geral Giancarlo Fenini e o vice-cônsul Christophe Vauthey.
O município serrano esteve representado no encontro pelo secretário de Turismo, Nauro Grehs; pelo presidente da Comissão de Turismo, Assuntos Exteriores, Cidades Irmanadas, Países Colonizadores, História e Patrimônio da Câmara Municipal, vereador Professor Pierre; além de representantes da comunidade suíça e também da Associação Fribourg-Nova Friburgo.
No novo espaço que abriga uma sala dedicada a Nova Friburgo — o embaixador André Regli dedicou parte importante de seu discurso ao papel central que a cidade exerce na construção da relação entre os dois países.
“A primeira imigração organizada pelo governo brasileiro, com contrato internacional, foi entre Dom João VI e representantes do governo suíço. Nesta imigração vieram duas mil pessoas, a maioria de cantões francófonos. Foi aí que fundaram Nova Friburgo”, observou o embaixador.
Ele destacou a proximidade em relação ao bicentenário da imigração, e da fundação de Nova Friburgo. “Em 2018 teremos a alegria de celebrar os 200 anos desta imigração em Nova Friburgo, e de agradecer aos brasileiros pela sua acolhida e hospitalidade. Esta imigração foi o início de uma parceria frutífera. Hoje a Suíça integra os dez maiores investidores no Brasil, 350 empresas suíças estão instaladas aqui e criaram mais de 100 mil postos de trabalho”, destacou André.
O vereador Pierre destacou a importância do planejamento municipal para corresponder à atenção estrangeira. “O contato com o corpo diplomático abriu grandes oportunidades para Nova Friburgo. Há uma pré-disposição das autoridades suíças com relação aos 200 anos da cidade. Há muito entusiasmo, não apenas no cantão de Fribourg, mas em todo o país. É importante que Nova Friburgo tenha o compromisso, inclusive orçamentário, para a realização de um belo evento para comemorar seus 200 anos”, disse.
Deixe o seu comentário