Colunas
Leitores — 05/08/2016
Polêmica religiosa
Tomei conhecimento de um projeto de lei em Nova Friburgo cuja ideia é proibir que um templo religioso (ou similar) se estabeleça num determinado endereço se a menos de 150 metros já houver outra instituição estabelecida.
A ideia, além de absurda e preconceituosa, me parece inconstitucional. Afinal, onde está a liberdade de credo religioso?
Nova Friburgo nasceu há quase 200 anos exatamente com a marca da diversidade religiosa. Em 1819 chegaram suíços de confissão católica e, já em 1824, alemães de tradição protestante (aliás, a primeira igreja evangélica luterana instalada oficialmente no país).
Concordaria que uma obra não fosse autorizada pelos órgãos competentes (Meio ambiente, Posturas, Ordem Urbana etc) caso houvesse laudo técnico de impacto de vizinhança, trânsito, rede de abastecimento, esgoto etc.
Mas proibir, de antemão, por meio de lei, é, no mínimo, arbitrariedade. Certamente, os grupos religiosos não concordam com essa iniciativa.
Entre evangélicos, sempre houve pluralidade de denominações e ministérios. Também a Igreja Católica é intrinsecamente plural. E certamente não é pauta entre grupos espíritas, umbandistas, candomblecistas e outras religiões não cristãs - já que sempre foram perseguidos e sabem o que é sofrer censura e retaliação.
Quero crer que um projeto dessa natureza não vingue. Isso seria uma vergonha para nossa cidade. Por causa de nossa história e em respeito ao nosso futuro.
Ricardo Lengruber
-
Participe da coluna A Voz dos Leitores, enviando texto e fotos para leitores@avozdaserra.com.br .
Mensagens sem identificação completa e textos digitados com todas as letras maiúsculas serão desconsiderados para publicação. Em razão do espaço, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal também se reserva o direito de publicar ou não as cartas dos leitores. Para o envio de fotografia, o leitor confirma que é o autor da mesma ou possui autorização para distribuí-la, e autoriza expressamente o jornal A VOZ DA SERRA a publicá-la no meio impresso ou digital.
A Voz dos Leitores
A Voz dos Leitores
A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário