Reajuste da tarifa de ônibus foi provocado por defasagem

sábado, 14 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) Desde agosto de 2007, a tarifa de ônibus em Nova Friburgo não teve correção e nos oito anos do governo anterior foram realizados quatro aumentos de tarifa. Isso provocou um desequilíbrio grande entre receita e despesa na empresa concessionária e impediu o reajuste dos salários dos funcionários. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, foram concedidos 11 aumentos durante o mesmo período de oito anos.

Além disso, a maioria dos insumos teve seus preços aumentados, muitos, inclusive, acima da inflação. Outro problema enfrentado em função da grande defasagem foi a impossibilidade de renovação da frota. Todas essas questões poderiam culminar no fim da tarifa única integrada, uma realização do prefeito Heródoto Bento de Mello em gestão anterior, que beneficiou a população mais carente. A tarifa única e integrada no município, nclusive, é pioneira em todo o país.

Sendo assim, após serem analisadas as planilhas de custo da empresa concessionária, o prefeito autorizou o reajuste, através do Decreto 024, de 12/03/09, afirmando que era impossível atender ao reajuste solicitado, que elevaria a tarifa para R$ 2,75, mas que, em virtude dos problemas que poderiam se agravar dada a situação, prejudicando os usuários do transporte rodoviário municipal, o novo valor da passagem de ônibus será de R$ 2,50, a partir da zero hora do dia 15, domingo próximo.

As contrapartidas exigidas

O atendimento ao pedido de reajuste da tarifa ensejou a criação de uma série de exigências que deverão ser cumpridas pela empresa concessionária: os salários dos funcionários da empresa de ônibus deverão ser reajustados; a frota deverá ser renovada, mas, de imediato, serão adquiridos 30 veículos novos para que os mais antigos e em pior estado sejam tirados de circulação; a bilhetagem eletrônica também será implantada no prazo de 180 dias. A empresa deverá apresentar projeto sobre o assunto para ser aprovado pela Prefeitura e, então, ser implantado. Para a melhoria do fluxo viário também será realizado um estudo específico. Além disso, o Governo Municipal vai determinar quais as linhas deverão ter seus horários de circulação estendidos para atender à população, inclusive os funcionários de restaurantes e casas noturnas, que, hoje, não podem funcionar até mais tarde, pois não há condução para os empregados retornarem às suas casas. Desta forma, o turismo poderá ser incrementado, já que muitos turistas reclamam da falta de locais abertos até mais tarde, principalmente, na época de férias e nos feriados, e isso fará circular mais dinheiro na economia local, de acordo com o plano que vem sendo defendido pelo prefeito, de transforma Nova Friburgo no principal polo turístico, cultural e ecológico, no mínimo do estado do Rio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade