Colunas
Massimo — 30/07/2016
Confirmou (1)
Apesar de um susto ou outro ao longo do caminho, no fim confirmou-se a previsão inicial: durante a convenção conjunta do Partido Progressista (PP) e do Partido Democrático Trabalhista (PDT) foi oficializada a chapa composta por Renato Bravo e Marcelo Braune, pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente.
Nas eleições proporcionais, eventuais coligações ainda não foram definidas.
Confirmou (2)
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) também confirmou em convenção sua chapa na corrida eleitoral pela Prefeitura de Nova Friburgo, mantendo a tradição da sigla de sempre lançar candidatos próprios.
Os nomes escolhidos são os de Hugo Moreno e Vâia Monteiro, respectivamente pré-candidatos a prefeito e vice-prefeita.
Não confirmou
Já o vereador Marcelo Verly, por sua vez, segue com o futuro político em aberto, no que diz respeito às eleições de outubro.
Ainda assim, a paridade de convenções entre o Democratas (DEM) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) na próxima quinta-feira, 4, sinaliza uma iminente união das siglas para as eleições majoritárias.
Resta saber se Marcelo concorrerá à reeleição no Legislativo, ou irá compor chapa ao lado de Rogério Cabral.
Retrato duro (1)
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgou seu balanço mensal referente ao mês de junho com um resultado bastante negativo: ao todo, a cidade perdeu mais 190 postos formais de trabalho.
Com a nova parcial, o déficit trabalhista do primeiro semestre de 2016 chegou a 493 vagas em nossa cidade.
Retrato duro (2)
O único mês que apresentou saldo positivo neste ano foi abril, 276 novas vagas foram criadas.
Para efeito de comparação, no mesmo período do ano passado o balanço semestral indicava estagnação, com um crescimento de apenas seis novas vagas no mercado friburguense.
Contas 2011
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, através do conselheiro relator Aloysio Neves, votou pelo reconhecimento do recurso apresentado pela defesa do ex-prefeito Dermeval Barbosa Moreira, e pela regularidade das contas no período de 1º de janeiro a 6 de novembro de 2011.
Já o recurso do ex-prefeito Sérgio Xavier, que governou a cidade no restante daquele ano, ainda não foi apreciado em função de uma pendência ligada à procuração de seu representante.
Resgate necessário (1)
A semana foi farta em assuntos, mas um deles, pouco comentado, mas de grande importância, não poderia ficar sem o devido registro na coluna.
Em palestra na Escola Fribourg, o professor Rodrigo Marreto falou sobre os escravos na colonização de Nova Friburgo, questionando o rótulo de Suíça Brasileira e lembrando que há uma dívida com os negros, que deram - e continuam a dar - fundamental contribuição ao desenvolvimento regional.
Resgate necessário (2)
A partir da deixa, o colega Girlan Guilland, que havia palestrado anteriormente, propôs ao professor e aos alunos, através da direção da escola, o debate em busca de algo que possa fazer esse resgate.
Pois bem, uma das propostas inicialmente ventiladas seria a reedição do livro da professora Gioconda Louzada, que trata da presença negra em Nova Friburgo.
O colunista registra seu apoio irrestrito a este esforço.
Jubileu
Na próxima terça-feira, 2 de agosto, a Câmara Municipal realiza sessão solene em homenagem aos 50 anos da Subseção da OAB.
Toda a comunidade, em especial os advogados, estão mais que convidados.
O ato integra o calendário de comemorações do jubileu de ouro, e é fruto de requerimento dos vereadores Gabriel Mafort, Cláudio Damião e Alexandre Cruz.
Momento condutor (1)
Entre os condutores da tocha olímpica em Nova Friburgo está o friburguense Paulo Cézar Pacheco, presidente da Confederação Brasileira de Golfe, esporte que volta a integrar os Jogos Olímpicos após um hiato de 112 anos.
Para quem não sabe, Pacheco é também o criador do programa Golfe para a Vida, um dos maiores projetos do mundo de inclusão social por meio do golfe.
Legado
Desde 2012, o Golfe para a Vida já capacitou cerca de 400 professores de educação física, que por sua vez já apresentaram o esporte a quase 80 mil pessoas.
Em sua maioria, crianças.
Aspas
"É uma honra imensa conduzir o símbolo máximo dos Jogos Olímpicos em Nova Friburgo, minha cidade natal, pela qual nutro imenso carinho. Escolhi conduzir a tocha na cidade pelo amor que sinto pelo município. Será uma experiência que levarei para o resto da vida", afirmou Pacheco.
Momento condutor (2)
Como a maioria dos leitores do Massimo já sabem, o revezamento da tocha segue para Cordeiro assim que o sol despontar no horizonte do domingo, 31 de julho.
O que pouca gente sabe é que Nova Friburgo continuará representada no evento.
O empresário Ivan Prado Fernandes, selecionado pela Nissan, será o segundo condutor a transportar a chama olímpica em nossa cidade vizinha.
Não tem nada?
Tocha olímpica, show de Ana Carolina, e luta de Marlon Moraes defendendo mais uma vez seu cinturão na WSOF.
Diz aí, friburguense.
O fim de semana está bom, ou quer mais?
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário