Colunas
Cerejeiras floridas – imperdível!!!
As cerejeiras estão cada vez mais floridas, mesmo que, por muito pouco tempo. É um espetáculo único e extrema magia. Não hás quem não se deslumbre com tamanha beleza. Muitas são as razões para se dedicar tanto tempo apreciando esse evento! Clima, cor e gastronomia! O evento é uma realização da Colônia Japonesa, dia 17 a partir das 11 horas, no Sítio Matsuok Florância da Serra, a 4 km de Ceasa Conquista. Muitas atividades fazem partes desse evento: sorteios e demonstração de shiatsu, comidinhas típicas e charme e beleza. Vale à pena conferir esse evento único pelas serras do Morro Queimado!
RECEITAS
YAKISSOBA DE FRANGO SIMPLIFICADA
Ingredientes:
500g de macarrão tipo talharim, 2 cenouras cortadas em lâminas, ½ maço de brócolis, 3 colheres de sopa de manteiga, 1 cebola cortada em pétalas, 2 xícaras de chá de repolho picado, 700g de peito de frango cortado em tiras médias, 2 cubos de caldo de legumes, 1 pimentão vermelho picado, 1 pimentão verde picado, ½ xícara (chá) de shoyu e sal a gosto.
Modo de preparo:
- Cozinhe a massa em água, conforme as instruções da embalagem.
- Cozinhe o brócolis em água e sal.
- Em uma panela, frite as cenouras na manteiga até ficarem tenras, coloque a cebola, o repolho, as tiras de frango, o caldo de legumes e os pimentões.
- Deixe o frango fritar até dourar.
- Depois que o macarrão estiver escorrido, junte com o refogado, com o brócolis, misture bem, adicione o shoyu, se necessário adicione sal e mexa até ficar bem temperado.
- Sirva em seguida.
Rendimento: 6 porções.
YAKISSOBA ESPECIAL
Ingredientes:
500 g de macarrão para yakissoba previamente cozido al dente, 300 ml de shoyu (mais ou menos), 500g de contra-filé (alcatra, peito de frango, lombo ou camarão) cortados em tiras, 100 ml de saque (ou pinga ou vodka), 2 saches de hondashi (tempero em pó a base de peixe), 1 colher de sopa de óleo de gergelim, 2 colheres de sopa de óleo de soja (milho, canola, girassol), 4 shitakes frescos (se for seco, hidrate-os antes em água), 1 cenoura média em rodelas bem fininhas, 1 cebola grande, 100 g de couve-flor em buquês pequenos, 100 g de brócolis em buquês pequenos, 1 pimentão verde médio, 1 pimentão vermelho médio, 1/2 maço de cebolinha verde (principalmente a parte branca do talo), 5 folhas de repolho, 5 folhas de acelga, 100 g de moyashi (broto de feijão) e 2 colheres bem cheias de maisena.
Modo de preparo:
- Tempere a carne com metade do shoyu, o hondashi e o saque.
- Lave e corte os legumes em pedados não muito pequenos (cerca de 3x3 cm).
- Em uma panela grande (Wok) aqueça os óleos e frite bem a carne.
- Acrescente o shitake cortado em tiras e 1 copo de água.
- Em seguida vá acrescentado os legumes um a um, seguindo a ordem dos ingredientes acima, dando um intervalo de 1 minuto (respeitando o tempo de cozimento de cada um)
- Os legumes soltarão um pouco de água
- Acrescente mais água até a altura dos legumes (a água não deve ultrapassar os legumes) e prove o sal
- Se necessário use o restante do shoyu
- Quando ferver dissolva a maisena em um pouco de água e acrescente aos poucos, mexendo sempre para não empelotar
- O caldo não pode ficar muito ralo, ele deve envolver os legumes
Opcional: em uma frigideira grande, aqueça 2 colheres de sopa de óleo passe o macarrão rapidamente mexendo com cuidado pra não despedaçar e nem queimar
Acomode o macarrão em uma travessa e coloque os legumes por cima
Sirva imediatamente
Rendimento: 6 porções.
Notas: essa é uma sugestão. Aproveite sua imaginação e use os ingredientes de sua preferência.
BOM APETITE!!!

Chico Figueiredo
Gastronomia
Sábado em casa, de boa lendo o jornal. Bateu aquela fome? Seus problemas acabaram! Nosso chef Chico Figueiredo, com sua coluna Gastronomia no Light, traz receitas simples, práticas e muito saborosas para você se deliciar.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário