Massimo — 16/07/2016

sábado, 16 de julho de 2016

Poltergeist (1)

Fenômenos estranhos têm ocorrido no Legislativo friburguense ultimamente.

Primeiro descobriu-se, a instantes da apreciação do veto do Executivo, que a lei do vereador Ricardo Figueira que “determina a proibição de corte de serviços públicos essenciais à vida humana” havia sido remetida à prefeitura com uma emenda previamente derrubada em plenário.

Estranho.

Poltergeist (2)

Agora, na sessão da última quinta-feira, 14, foi a vez da ordem do dia ver desaparecer misteriosamente projeto de lei do mesmo Ricardo que “determina a proibição ao município de Nova Friburgo de contratar empresas concessionárias de serviço de transporte público urbano de passageiros que obriguem a duplicidade de função de motorista e cobrador”.

A matéria, inclusive, chegou a ser anunciada aqui mesmo, no Massimo.

Muito estranho.

Fumaça (1)

Como o colunista sempre diz, nem sempre há fogo onde existe fumaça.

Talvez seja o caso.

Mas o fato é que havia muita gente apostando previamente que a legislação não iria mesmo a votação, apesar de constar na ordem do dia divulgada pelo departamento de comunicação do Legislativo.

Fumaça (2)

A história não é nova, e há gravações em que é dito textualmente que a famigerada prática de “sentar em cima de processos” foi diversas vezes adotada durante a atual legislatura.

Sobretudo quando há indícios de que interesses econômicos e eleitorais podem estar em conflito.

Será que vai?

Neste caso específico, o Sapl registra que o projeto estaria no Executivo há mais de três anos.

O fato é que o presidente Marcio Damazio reencaminhou o projeto à Comissão de Constituição e Justiça, e espera-se que um parecer sobre sua legalidade seja dado até 15 dias após o término do recesso legislativo.

Muita gente continua achando que o projeto não chega ao plenário.

Será?

Todo o gás

O colega Girlan Guilland foi quem lançou o questionamento nas redes sociais: por que o gás é tão mais caro em Nova Friburgo do que em algumas cidades próximas?

Pois bem, a pergunta encontrou eco na Câmara Municipal, ganhou o apoio de vários vereadores, e a notícia mais recente é de que Zezinho do Caminhão conseguiu uma reunião com o Procon no gabinete do também vereador Professor Pierre, marcada para a próxima quarta-feira, 20, às 10h, para tratar do tema.

Transparência

O evento é interessante e, ainda que no fim das contas o preço não venha a sofrer qualquer alteração imediata, o simples fato de se buscar informações que possam dar alguma satisfação à população e indicar caminhos que possam baratear algo que é essencial à sobrevivência e à dignidade, já representa um avanço em si mesmo.

Que seja um encontro produtivo!

Apadrinhe um idoso

O plenário da Alerj aprovou o Projeto de Lei 710-A/2015, que cria o programa de apadrinhamento afetivo “Um lar para os idosos”, de autoria dos deputados Comte Bittencourt e Tia Ju.

O programa busca garantir àqueles que vivem em abrigos o direito de serem apadrinhados durante os fins de semana, feriados e datas comemorativas e a receberem visitas.

Aspas

“O apadrinhamento afetivo dos idosos abrigados, que estão desamparados pelos familiares, é um gesto de profundo amor e solidariedade ao próximo. Dar a oportunidade a essas pessoas de receber visitas, passear e até mesmo passar um fim de semana na casa do padrinho é proporcionar momentos de felicidade àqueles que tanto precisam de atenção e carinho em uma delicada fase de suas vidas.”

Confirmações (1)

Pré-campanha chegando à sua reta final, e as primeiras convenções partidárias começam a surgir no horizonte com a missão de confirmar quem vai concorrer a mandatos no Executivo e no Legislativo.

No próximo dia 23, um sábado, Psol, PPL, PCB e PCdoB reúnem-se na quadra da Vilage, das 14h às 17h.

A expectativa é de que confirmem as pré-candidaturas de Glauber Braga e Cláudio Damião a prefeito e vice, respectivamente.

Confirmações (2)

O PMDB também já confirmou a data de sua convenção municipal.

O encontro, que deve anunciar o nome do(a) vice na chapa da pré-candidatura de Grace Arruda, está marcado para o dia 31, das 14h às 18h, na Câmara Municipal.

Aliás...

Cá entre nós, esse papo de pré-candidatura às vezes cansa.

Tanta coisa proibida ou antiética rolando, tanto pré-candidato fazendo “favores” com clara intenção eleitoreira, e a gente aqui não pode se esquecer do tal prefixo ao citar pessoas que sabidamente terão seus rostinhos na urna eletrônica em outubro...

Alô escritores!

Já estão abertas as inscrições para o 4º Concurso Literário da Câmara Municipal de Nova Friburgo.

Neste ano, a categoria poesia - aberta a todas as idades- fará a entrega do troféu Janaína Botelho.

Quem quiser ter essa bela peça na estante tem até o dia 30 de setembro para se inscrever. Outras informações podem ser obtidas na própria Câmara, ou através do telefone 2524-1700.

Lenine

O 15º Festival Sesc de Inverno vai começar, no dizer popular, com o pé na porta.

O cantor e compositor Lenine abre os trabalhos aqui em Nova Friburgo com show na quadra do Sesc no próximo dia 12 de agosto.

Além de música, evento promete muitas atrações para amantes de teatro, dança e artes visuais, até seu encerramento, no dia 21 do mesmo mês.

Embalo olímpico

A organização explica que a data do evento foi alterada em relação a anos anteriores por causa dos Jogos Olímpicos.

A ideia é que visitantes de outras regiões do país, que estarão no Rio de Janeiro e em cidades próximas para assistir aos jogos passem também por aqui e aproveitem o festival.

Além de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis também serão contempladas com o evento.

Centro do mundo

De repente, ao que parece, todo mundo se deu conta de que em Nova Friburgo é aguardada também a presença do atual ministro da Cultura, Marcelo Calero, que virá participar de uma cerimônia em um importante colégio friburguense, na próxima sexta-feira, 22.

Cerejeiras em festa (1)

Como se não bastassem as lindas árvores em flor pela cidade, a engenheira agrônoma Alda Maria de Oliveira também não deixa os leitores do Massimo se esquecerem de que neste domingo, 17, a partir das 10h, acontece a tradicional Festa da Cerejeira no Sítio Matsuoka, em Conquista/Florândia da Serra.

Cerejeiras em festa (2)

A programação, aberta a todos, prevê danças, gastronomia e artesanato típicos do povo japonês.

Ao contrário do ano passado, quando a festa foi suspensa por causa da escassez hídrica, este ano o sítio investiu em poço artesiano e as nascentes também se recuperaram.

Vale conferir: nada menos que 400 cerejeiras em plena floração rósea esperam os presentes.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.