(SECOM) Pela primeira vez na história da cidade, Nova Friburgo realiza um campeonato de sinuquinha, reivindicado pelos competidores durante muito tempo. No domingo, 8, na praça Dermeval Barbosa Moreira, o prefeito Heródoto Bento de Mello brincou, ao participar da abertura do torneiro: ”Por favor, não me levem a mal, mas hoje também é o dia do taco! – disse se referindo à abertura do campeonato e explicando a sua importância. “Está na raiz do desenvolvimento, porque só através do turismo teremos desenvolvimento. Vamos criar bares de qualidade na cidade para atrair mais turistas”. E declarou aberto o Campeonato Friburguense de Sinuquinha que está sendo realizado com o apoio da Secretaria de Esportes.
Na arquibancada, o clima era de expectativa por causa da primeira partida do Campeonato Friburguense de Sinuquinha. O prefeito Heródoto chegou muito animado e fez questão de cumprimentar todos os jogadores, e, como de praxe, deu a tacada certeira para dar boa sorte aos jogadores. O vice-prefeito, Dermeval Barboza Moreira Neto, não quis arriscar e foi logo propondo: “acho melhor pedir uma mesa com caimento para o nosso lado. Assim, não teremos como errar!” – brincou animado.
Ao todo, participaram 51 jogadores que estavam distribuídos em 17 equipes e fizeram 51 partidas. Os jogos aconteceram em quatro mesas de sinuquinha, instaladas especialmente para o evento. Excepcionalmente, para esta partida, participaram apenas três jogadores de cada equipe que disputaram cinco partidas cada. Já para a próxima rodada, serão 18 jogadores em cada equipe. Ao todo, perto de 300 competidores.
O secretário de Esportes, Frank James Fernandes, afirmou entusiasmado: “está sendo uma festa muito bonita, a torcida na arquibancada está sendo uma animação a mais para o evento”.
A primeira partida foi vencida pela equipe São Pedro com o placar de 8x1 contra o time Terapia. Cristiano Andrade, um dos jogadores de São Pedro (que fez dois pontos para o time) afirmou: “a equipe está muito bem preparada e veio para ganhar. Mas contou com um pouquinho de sorte também”.
O placar final do campeonato em seu primeiro dia de disputa ficou: 1º colocado - Vitor Bar, 2º colocado - Inexplicável, 3º colocação - Lumiar e 4º lugar - São Pedro.
empresário entusiasmado
O empresário Maranilto Ouverney (Marão) - que também patrocina o campeonato - confessou que este domingo estava sendo muito especial por dois motivos: “ser o meu aniversário e por poder estar comemorando aqui. Eu nunca pude imaginar que seria tão gratificante. E o segundo, deve-se ao fato do evento ter levado dez anos para ser reconhecido e, hoje, poder, junto com a Prefeitura, proporcionar esse grande acontecimento”.
O prefeito Heródoto que assistia bastante empolgado às partidas declarou: “é muito importante a presença das autoridades nestes eventos porque representamos o povo. Mas ainda mais importante é vermos aqui todas essas pessoas, simples, mas autênticas representantes de nossa Nova Friburgo. Cada um de vocês aqui presentes sustenta o símbolo dos friburguenses. Vocês são importantes para a cidade turística que pretendemos desenvolver. Estar nestes acontecimentos é ter a certeza de que o povo também está representado”.
Também prestigiaram os eventos, além dos secretários Frank James (Esportes) e Dermeval Neto (Assistência Social), Sergio Madureira (Turismo), Girlan Guilland (Comunicação Social), Eduardo Valentim (Planejamento) e o vereador Vanor Pacheco, o Vanozinho. Ele era também um dos mais empolgados com a realização do evento. Acompanhando cada lance de perto, o vereador também foi um dos que mais incentivou a organização, não só do evento, como da própria Liga Friburguense de Sinuca.
Desportistas criam instituto do esporte
Foi criado recentemente o Instituto Amigos do Esporte. Com objetivo de promover projetos de inclusão social através do esporte, dando oportunidade aos jovens friburguenses a desenvolver suas habilidades esportivas, orientadas por profissionais de forma integrada, o instituto é composto por vários professores de educação física, médicos, psicólogos e pedagogos. Eles pretendem com essa iniciativa provocar mudanças positivas na perspectiva dos jovens. Para atingir seus objetivos, as ações esportivas estarão completamente vinculadas às atividades educacionais tradicionais e a outras atividades de formação profissional, visando a preparar estes jovens para a vida.
O grupo de fundadores também espera provocar nos jovens a capacidade de sonhar com um futuro melhor. As ações do instituto terão início com grupos de treinamentos em escolas públicas ou comunidades de baixa renda. O trabalho proporcionará os primeiros fundamentos para a prática esportiva. Na segunda etapa, serão aperfeiçoados em grupos especiais que reunirão aqueles atletas que se destacaram nos grupos de iniciação.
As primeiras atividades que receberão atenção do grupo serão a manutenção e ampliação do projeto Pequenos Atletas – Grandes Cidadãos no bairro Rui Sanglard e a criação de um projeto de massificação do vôlei, tendo como base a escola pública.
Os projetos do Instituto Amigos do Esporte serão mantidos por todas aquelas pessoas, físicas ou jurídicas que acreditam no esporte como forte ferramenta de inclusão social. Por isso, todas as planilhas de custos serão amplamente divulgadas para os associados. A diretoria com mandato de dois anos eleita é:
Conselho deliberativo:
Eclécio Chianca (presidente), Regina Coeli Cortes e José Tadeu Costa
Conselho fiscal:
Fátima Zarife (presidente), Antonio Souza e Wanderley Patuelli
Conselho administrativo:
José Augusto Teodoro (presidente), Rondinelli Esteves (vice-presidente), Luiz Roberto Scheidt (diretor técnico), Marcello Gomes (diretor financeiro), Sheila Cristina (diretora administrativa)
Departamento técnico:
Marco Antonio Vieira, Daniel Lage, André Luiz Alves, Mauro Araújo, Ângela Curzio, Antonio Carlos de Jesus, Ailton de Souza e Pedro Tarjano.
Sesc promoveu torneio de vôlei em homenagem ao dia da mulher
Com coordenação do professor Luiz Roberto Scheidt, o Sesc realizou domingo passado, 8, um torneio de vôlei 4 x 4, comemorativo por conta do Dia Internacional da Mulher. Foram reunidas seis equipes de quatro jogadores cada, identificadas com o nome da capitão do time. Após dez jogos a classificação foi a seguinte:
1º: Equipe Carla: Carla Araújo, Sandra Folly, Andréia e Suelen Souza
2º: Equipe Shana: Shana Emerick, Pâmela, Dalva e Marcilenea
3º: Equipe Sabrina: Sabrina Calderaro, Renata, Cinthia e Beatriz
3º: equipe Elaine: Elaine Costa, Léa, Suelen Martins e Milena
Participaram ainda a equipe Patrícia, com Patrícia Rimes, Karinba, Sandra Monteiro e Suelen Toledo e a equipe Jamile com Jamile, Zuleika, Paula e Monike.
Durante a competição a professora Fátima Zarife sorteou brindes, ofertados pelo Sesc, para as atletas participantes e, encerrados os jogos, as equipes classificadas até a terceira colocação foram premiadas com medalhas alusivas à data.
Esta forma de competição não é comum, mas foi adequada à comemoração e serviu para promover o ótimo intercâmbio entre atletas, muito bom para as mais novas que desfrutaram da maior qualidade técnica e ajuda das mais experientes. A coordenação agradece ao professor Nelson do GPH que colaborou nos trabalhos.
Caminhada até Copacabana comemora aniversário de Oscar Niemeyer
O atleta Jeferson Lira está empenhado em mais um evento que vai movimentar o Estado do Rio de Janeiro. Será a caminhada em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer que completará 101 anos em 2009. O trajeto da caminhada será de Nova Friburgo ao posto 6, em Copacabana (146 quilômetros), com duração de pouco menos de 24 horas.
O evento terá apoio da Secretaria Municipal de Esportes, A VOZ DA SERRA e todos os grupos de caminhada da cidade. Ano passado o grupo fez uma homenagem a saudosa Dercy Gonçalves, com uma caminhada de Cachoeiras de Macacu a Santa Maria Madalena, terra natal da comediante, no aniversário dela em junho. Na oportunidade, eles entregaram a ela um diploma de honra ao mérito e uma camisa alusiva à caminhada que teve 136 quilômetros e durou 21h e 12min.
Deixe o seu comentário