Editorial - Sintonia política

quinta-feira, 12 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A CÂMARA Municipal, em pouco mais de dois meses de trabalho, deu mostras de preocupação com a gestão pública de Nova Friburgo, ouvindo representantes de áreas críticas de qualquer cidade, como a educação, a saúde, obras e trabalho. Com as sessões específicas os vereadores procuram compreender as razões das dificuldades apresentadas e os caminhos a serem seguidos para superá-las.

O LEGISLATIVO renovado em sua maioria permitiu à Casa apreciar e debater este ano projetos de interesse da comunidade e a pluralidade dos partidos representados indica que será assim durante todo o mandato. O tom político vem sendo elaborado através do diálogo entre situação e oposição, sem transgredir os limites da cordialidade, porém, sem perder de vista as suas atribuições básicas de fiscalizar o Executivo e criar leis municipais.

PELO QUE foi relatado aos vereadores, as pastas da Educação e da Saúde mostram que os esforços do governo devem ser voltados para as duas áreas, visando a minimizar as dificuldades encontradas. Ao Legislativo caberá oferecer apoio às propostas do governo, funcionando de forma articulada com o Executivo na solução dos problemas, através da aprovação de projetos de interesse da população.

É CEDO para avaliar o desempenho dos novos vereadores, mas de saída as suas proposições estão em sintonia com as necessidades da população, quer atendendo o chamado ‘varejo’, como reparos e manutenção de ruas e logradouros, quer estendendo suas propostas para todo o município através de projetos e indicações.

O PREFEITO terá a seu favor um ambiente político favorável ao diálogo e não será difícil obter a maioria no plenário para aprovar os seus projetos. Porém, os parlamentares demonstram também que tem disposição para rejeitar propostas que não estiverem de acordo com as leis e os interesses da população. Afinal, foram eleitos também para isso e sabem que um deslize político compromete os votos num próximo pleito, coisa que ninguém quer imaginar.

O CIDADÃO friburguense assiste a um desdobramento político com a vitória do grupo que levou HBM à vitória, assim como vê a nova composição da Câmara com bons olhos, com algum equilíbrio de forças dos partidos, e ao comprometimento dos eleitos com o progresso da cidade. Tanto um quanto o outro podem fazer muito, através de um trabalho sério e comprometido com a comunidade. É o que todos esperam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade