A democracia é o caminho

sábado, 02 de julho de 2016

Edição de 2 e 3 de julho de 1966

  • Programada para o próximo sábado, dia 9, as solenidades inauguratórias da nova e moderníssima iluminação elétrica a vapor de mercúrio de Conselheiro Paulino.
  • Estará presente o governador Paulo Tôrres. O secretário Heleno Nunes receberá consagradoras homenagens da população do 6º distrito do nosso município. O vereador Lafayette Bravo Filho estará no comando da grande comissão de organização das festividades, com as quais a população da importante vila manifestará a sua gratidão ao governo do nosso estado.
  • O estado do Rio merece mais respeito e considerações dos mandões na esfera da política federal. Ao nosso povo repugna a tutela. Abominamos as incursões para a tomada do poder, tanto da esquerda como da direita. A democracia é o caminho.
  • O povo quer e vai saber... O mutismo da prefeitura e do serviço autônomo de águas e esgoto quanto a justificação das pesadas tarifas que estação sendo exigidas da população no que diz  respeito ao consumo do precioso líquido, comprovam, que não puderam ser encontrados os elementos capazes de dissolver a espessa cortina de fumaça com que a administração procura envolver tão importantíssimo assunto.
  • Deprimente e altamente vexatória a dependência da Arena do nosso estado aos caciques da política nacional. No assunto sucessão, Paulo Torres diz que os brios dos fluminenses são diariamente ofendidos, pelos beija-mãos à ministros sem qualquer ligação com a terra de Nilo Peçanha, bem como pela grosseira intromissão de órgãos e autoridades aos quais compete procedimento totalmente diferente.
  • Álvaro de Almeida regressou do norte do país. Conforme noticiamos, o industrial Álvaro de Almeida foi distinguido para representar o ramo madeireiro da indústria carioca, nas reuniões de investidores realizadas em Recife, Bahia e Ceará que se constituíram em autênticos congressos e que foram prestigiados pela presença do chefe da nação. Mais de mil congressistas participaram dos debates, cabendo a Álvaro de Almeida a defesa de importante tese relacionada com o assunto; envólucro perfeito e econômico.
  • Está cumprindo a promessa. Em agosto do passado ano, a nossa reportagem esteve com o secretário dr. Mário Abreu que mostrou expediente do Palácio do Ingá, no qual o marechal Paulo Torres, em atendimento as indicações do deputado Amâncio Azevedo, recomendara o alargamento das curvas da estrada da serra, aterro nas extremidades de duas pontes na “Ponte da Saudade”, aceleramento das obras da estrada Friburgo-Teresópolis, no trecho Duas Pedras- Vendas das Pedras, assim como o início da via Friburgo - Casemiro de Abreu.
  • Rua José Saldanha. Numa justa homenagem a memória de José Saldanha - cidadão a quem o município muito deve, por atos e ações em favor do seu desenvolvimento e prosperidade -- o Legislativo aprovou a denominação de Rua José Saldanha a um logradouro público que se inicia  na Praça 1º de Maio -- Olaria do Cônego -- nas imediações do cinema do populoso bairro.
  • A força não resolve. Austregésilo de Athayde diz: “A Argentina oferece ao mundo, e muito particularmente à América Latina, a prova de que as Forças Armadas não têm condições para resolver os problemas políticos, sociais e econômicos de nenhum país”.
  • No coração do povo. Quem assistiu a entrega dos prêmios as “Quadrilhas”, colocadas em primeiro, segundo e terceiro lugares no concurso patrocinado pelo vereador Alencar Pires Barroso, no sábado passado, tendo por palco a Olaria do Cônego, teve a oportunidade de verificar o altíssimo prestígio do deputado Amâncio Azevedo, do industrial Álvaro de Almeida e do vereador Alencar Pires Barroso.
  • Lojas Yunes: inauguradas as modernas e funcionais instalações da nova loja Yunes - Rua Alberto Braune, 4.
  • Concurso? A prefeitura está estudando uma fórmula salvadora, no sentido de garantir, melhor dizendo, de estabilizar o exército de contratados para os seus serviços.
  • Em Sociais o poema “Saudade”, de L.J. de Brito Reis
  • AVS registra os aniversários de: dr. Antônio Folly, sr. Alfredo Ennes Karl (2); almirante Heleno Nunnes, D.D secretário da energia elétrica do estado do Rio (3); sr. Justino Flávio Folly, sr. Francisco Nunes Pinto (4); senhora Liana Rosado Maia Ventura, esposa do sr. Antônio Américo Ventura, Mário Sérgio Ventura, Gilberto Nader, sr. Mario Lyra de Lemos (5); sr. José Vieira (6); Noberto Rocha, Danilo José Bizzoto (7); sr. Ivo Scarino Marreto, Elizabeth Veronezzi; Marília Alvez da Costa (8); e Plínio Maia, Julietta Bravo, Cora Pecly Spinelli, reverendo padre Antônio Malheiros (9).
  • Em Nova Friburgo na Sociedade, W. Robson assina “Insubversivel! Corrilpitur! Assalssinu!”. Ele conta que, aos 15 anos de idade, tinha um amigo, de mesma idade, e apaixonado por uma moça: a Margarida. O autor compara a paixão do rapaz ao futebol, destacando o fervor causado por figuras como Alcindo, Silva e Pelé.
  • Em Ordem do Dia, Pedro Cúrio destaca o livro “Panorama da literatura universal”, com o romance inicial “Nina, aventura de virtude”. Trata-se de um triângulo amoroso, entre um homem e duas mulheres. A obra é de Luise Rinser.
  • Em “Friburgo, dádiva do céu”, Benjamim César escreve “Lendo e observando”. Ele fala das flores espalhadas pela cidade.
  • Em “O que se faz e o que se diz por aí”, João Saldanha fala sobre sua ida para Manaus e as férias da coluna; um ano de Paula Castro; as festas juninas da cidade; e o filme “Os companheiros”.
  • Em Retalhos, J.B. da Silva destaca: ACJF com novo presidente, Rafael Pecci; reunião da comunidade católica no Centro de Arte; e major Paulo Biar que deixou a Secretaria de Segurança.
Foto da galeria
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.