Sessão solene hoje na Câmara marca o 70º aniversário da Rádio Nova Friburgo AM

Fundada em junho de 1946, nos “anos dourados” do rádio brasileiro, a Nova Friburgo AM foi a primeira e hoje é a única emissora AM da Região Serrana
quinta-feira, 30 de junho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Sessão solene hoje na Câmara marca o 70º aniversário da Rádio Nova Friburgo AM

Em junho, a rádio Nova Friburgo AM comemorou 70 anos no ar. Referência na região por sua credibilidade e trajetória como um dos mais importantes veículos de comunicação da cidade, a emissora será reverenciada nesta sexta-feira, 1º, às 18h, durante sessão solene na Câmara de Vereadores. A homenagem foi proposta pelo vereador Christiano Huguenin que apresenta um programa de defesa do consumidor aos sábados na emissora. 

Fundada em junho de 1946, nos “anos dourados” do rádio brasileiro, a Nova Friburgo AM foi a primeira e hoje é a única emissora AM da Região Serrana, além de ser considerada uma das maiores do estado. Conhecida como “A Emissora das Montanhas”, a rádio friburguense tem ouvintes não só nas cidades vizinhas do Centro-Norte, mas também na Região dos Lagos e Baixada Fluminense. 

Sua programação diversificada atinge todas as camadas sociais, consolidando-se como a líder absoluta de audiência. Preservando a credibilidade e o compromisso com o ouvinte, a Nova Friburgo AM conta com uma equipe de profissionais e uma programação que se destaca pelo entretenimento e informação de forma dinâmica e responsável.  A equipe da Nova Friburgo AM é composta por 14 funcionários e uma estagiária que trabalham nos departamentos de jornalismo, operação técnica e administração. 

No time de locutores estão nomes consagrados na comunicação, como Pedro Osmar, Fernando Bonan, Ernani Huguenin, Gilberto Cunha, Sérgio Ferraz e Vinicius Gastin, que também integra da equipe de jornalismo de A VOZ DA SERRA. 
    
Décadas de história

Representando na época uma verdadeira revolução na cidade, a Nova Friburgo AM surgiu em 1946, e logo tornou-se popularmente conhecida como Rádio Cipó. O nome se deu a partir de uma premissa de alguns friburguenses que, ironicamente,  diziam que para sintonizar a emissora, bastava-se estender um cipó. Por consequência da brincadeira, foi criado o bordão: “Rádio Cipó, sempre amiga”. 

Naquela época, o aparelho de rádio não era popularizado como atualmente. Por esse motivo, a Rádio Cipó colocava alto-falantes em frente a sua sede - num sobrado na Praça Getúlio Vargas - permitindo que o povo, que passava pelo local, pudesse ter acesso a programação. Bares e restaurantes também investiam nestes aparelhos, pois a programação da emissora era um atrativo para clientes. 

Além dos programas de auditório e das novelas, a Nova Friburgo AM, então Rádio Cipó, teve papel importante para difundir o futebol na cidade, transmitindo as partidas entre os quase dez times da cidade, entre as décadas de 1940 e 1970.     Também foi através da “Emissora das Montanhas” que as trovas ganharam destaque no município. Atualmente, a Nova Friburgo AM  preserva todos esses valores locais, e ainda investe na atualização da maneira de informar, através de redes sociais, aplicativo para celulares e transmissão, ao vivo, pelo site. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade