Nesta quinta-feira, 30 de junho, a Prefeitura de Nova Friburgo inaugurou o novo espaço onde funcionará o almoxarifado central do município, em um dos galpões do complexo Arp, na Avenida Conselheiro Julius Arp, próximo ao Paissandu. Com 1.400 metros quadrados, divididos em dois andares, o novo almoxarifado funcionará em um espaço é sete vezes maior que o espaço utilizado anteriormente e irá armazenar todos os medicamentos e materiais hospitalares adquiridos pelo governo municipal.
De acordo com o secretário municipal de Finanças, Desenvolvimento, Planejamento Econômico e Gestão (Fazenda), Juvenal Condack, a inauguração do novo almoxarifado marca o início de um processo de controle que está sendo implementado na área da saúde pública municipal. “Quando criamos a Secretaria de Infraestrutura e Logística foi para centralizarmos as compras da Prefeitura. O almoxarifado é a representação física desse gigantesco passo para o controle de excelência, transparência e economia”, salientou Condack.
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo atende, atualmente, 33 postos e dois hospitais (Raul Sertã e Hospital Maternidade), da cidade. O antigo almoxarifado ficava localizado em um galpão na sede da Prefeitura, que possuía, aproximadamente 200 metros quadrados.
“Demos um passo que possibilitará o planejamento de compras e controle. Não teremos falta de medicamentos e material médico em pouco tempo, graças à aquisição do almoxarifado central e da informatização de toda a rede municipal de saúde”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Rafael Tavares.
Em setembro de 2015, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Atenção Básica e Coordenação Farmacêutica, e em parceria com o Ministério da Saúde, realizou a capacitação técnica para a utilização do Sistema de Gestão Farmacêutica – Horus, do Ministério da Saúde. O sistema Horus será utilizado no controle de estoque do município, que permitirá que se trace um perfil farmacoepidemiológico da população com relação à entrega de medicamentos para o uso racional e prioritário.
Deixe o seu comentário