A tradicional festa do santo padroeiro de Nova Friburgo, São João Batista, celebrado nesta sexta-feira, 24, teve início no último dia 15 com show católico na casa noturna Mais 1 e se estende até o próximo domingo, 26. A partir de hoje, 22, tem início a festa em louvor ao padroeiro na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em frente à catedral, com programação variada. Celebrações religiosas, procissão, corrida, shows e barracas com comidas típicas de festa junina são algumas das atrações.
Nesta quarta-feira, 22, acontece a abertura das barracas e, às 21h, show com o cantor de sertanejo universitário, Vitor Ferraz. Amanhã, 23, será a vez da conhecida Banda Trio Lumiar subir ao palco e animar o público presente. No dia 24, data dedicada ao santo que batizou Jesus, seu primo, nas águas do Rio Jordão, serão celebradas missas na catedral às 8h e 19h, sendo esta última solene e presidida pelo bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso, seguida de procissão e, às 21h, show católico com Márcio Pacheco.
No sábado, 25, a partir das 16h, a Festa de São João Batista abrirá espaço para os pequenos. Isso porque o grupo de teatro ‘Belinha e sua malinha’ se apresentará na Praça Dermeval Barbosa Moreira. A noite será marcada também pelas danças de quadrilha, a partir das 20h, e, às 21h, show com a Banda Aparches.
Fechando a programação, no domingo, 26, haverá celebração de santa missa às 8h, 10h, 17h e 19h. Às 8h será dada a largada para a 1ª Corrida e Caminhada de São João Batista pelas ruas do centro de Nova Friburgo e, às 12h, almoço do padroeiro em benefício às obras da catedral, na Praça Demerval Barbosa Moreira. À noite, encerrando a festa, a banda Israel subirá ao palco.
Um pouco de história e curiosidade
São João Batista é conhecido por ser filho de Zacarias e Isabel, primo de Jesus Cristo e o último dos profetas. Ele nasceu em Aim Karim, cidade de Israel, situada a seis quilômetros do centro de Jerusalém e quando adulto, pregou a conversão e o arrependimento dos pecados manifestos através do batismo.
Seu nome, Batista, significa aquele que batiza. Outra curiosidade é que ele é o único santo comemorado no dia de seu nascimento, por ter sido purificado ainda no ventre de sua mãe Isabel, quando Maria a visitou estando grávida de Jesus.
Já os demais santos da igreja católica são lembrados no dia de sua morte, que significa o início da verdadeira vida em Deus. Vale destacar ainda que, além de Nova Friburgo, São João é patrono de diversos municípios como Macuco e Macaé.
Deixe o seu comentário