Conectar saberes, pessoas e espaços colocando os indivíduos certos para que ocorram o encontro, o contato, o vínculo, a relação, a conexão. E então, possibilitar que o conhecimento vire apropriação, afinidade, identidade, analogia, associação. Estes são os objetivos da Conectivos, curadoria de conteúdo, que abriu agenda de cursos livres na Casa Eliza Vidal, no início de junho.
Segundo seus diretores, a Casa Eliza Vidal é um centro de negócios e formação empresarial, cuja proposta foi pensada nos moldes de centros de conhecimento como a Casa do Saber e o POP (Polo de Pensamento), ambas no Rio. E oferecer mensalmente oficinas, cursos, workshops e palestras sobre arte e cultura, educação e filosofia, comportamento, tendência e sustentabilidade.
A programação foi aberta pelo jornalista, ator e roteirista David Massena, com o curso básico de roteiros. A agenda apresenta profissionais especializados e experimentados no que fazem, tanto no Rio quanto em Nova Friburgo. História em Quadrinhos, Oficina de Escrita, Introdução à Economia Criativa, Alimentação Consciente e Arte da Colagem são alguns dos temas de estreia, neste mês de junho.
No último fim de semana, a escritora carioca Nilza Rezende, mestre em literatura e autora de nove livros, fez palestra sobre a interferência da vida na literatura e promoveu a oficina “Escreviver: quando a vida, a memória e a ficção se encontram”.
Programação
Sábado,18, tem Oficina de Colagens Hanna 23, das 9h às 13h. Ateliê de experimentação em colagens com a artista gráfica Ana Cristina Pereira, a Hannah 23. Apresentação de trabalhos de colagistas do mundo inteiro e orientações sobre elementos básicos da linguagem visual, mostra que qualquer pessoa é capaz de elaborar suas próprias experimentações em colagem. A artista é formada em Programação Visual pela Escola de Belas Artes (UFRJ) e faz pós-graduanda em Design Editorial (IED).
Também neste sábado, 18, e no próximo, 25, das 9h às18h, o advogado Thiago Mello, especializado em direitos autorais, aborda o tema Introdução à Economia Criativa. Co-fundador do Instituto de Economia Criativa (Isec), ele trabalha há cerca de 20 anos com produção cultural e leis de incentivo.
Na terça-feira, 21, até 15 de agosto (8 aulas), das 18h30 às 21h, a historiadora com especialização em Literatura e História, Agnes Weidlich, e a jornalista e mestre em Comunicação, Maria Fernanda Macedo, promovem a oficina de leitura e escrita “Vamos (re)ler o livro Sagrada Família, sobre a Nova Friburgo na memória do autor Zuenir Ventura, a fictícia Florida. A partir da leitura coletiva vamos recontar e reescrever contos pelo viés da memória (lembrada e reconstruída). Recontar, vasculhar a memória, escrever para sonhar”.
No sábado, 25, das 9h às 16h, curso de “Alimentação Consciente”, com o fundador do Instituto Pindorama, Nilson Dias, autodidata em alimentação consciente, desde 2003. Receitas crudívoras, veganas, sem glúten e sem açúcar resultam em pratos de sabores surpreendentes.
Na terça-feira, 28, das 18h às 21h, o jornalista Paulo Ferreira, jurado do festival de cinema Anima Mundi, ex-repórter de cultura do jornal O Globo e especialista na cobertura de histórias em quadrinhos, cinema de animação e artes visuais conduz oficina sobre “História em Quadrinhos” como linguagem e estrutura.
Serviço
Casa Eliza Vidal
Rua Monsenhor Miranda 30, Centro
Tel.: (22) 2524 3040
Inscrições e informações sobre cursos: <conectivoscuradoria@gmail.com>
Para saber mais, visite o site <www.conectivoscuradoria.com>.
Deixe o seu comentário