Junho... Mês de muitas comemorações!

sexta-feira, 03 de junho de 2016

Eu particularmente gosto muito desse mês... Não só por ser o mês do meu aniversário, mais também, por começarem os festejos de nossos queridos Santos padroeiros: São João, São Pedro e Santo Antônio, que nossos descendentes portugueses trouxeram tanto a cultuação como as festas que os acompanham. Temos ainda a comemoração dos Dia dos Namorados e para nós serranos o início da estação do inverno. Portanto, meus queridos vamos aproveitar esse mês e comemorar, namorar e nos aquecer com as deliciosas gostosuras que esse belíssimo mês vem nos fornecer! Um viva para todos os Santos!!!

RECEITAS

POLENTA COM MOLHO DE FRANGO (RÁPIDO)

Ingredientes do molho:

 ½ cebola picada, 2 dentes de alho picados, 400g de peito de frango em cubinhos pequenos, 1 envelope de caldo de galinha em pó ou 1 tablete, 1 colher de sopa de molho de soja (shoyu), 1 lata de tomate pelado ou 1 e ½ xícara de molho de tomate pronto, ½ xícara de água, sal, pimenta, cheiro verde de a gosto.

Polenta:

1 litro de água fervente, 1 tablete ou envelope de caldo de frango, 1 xícara de fubá, 1 xícara de água fria e 3 colheres de queijo Parmesão (opcional).

Modo de preparo:

 Refogue o frango com a cebola e o alho e deixe dourar. Junte o caldo de galinha, o shoyu, o molho de tomate e a água. Deixe a mistura ferver e mantenha a panela tampada em fogo baixo, mexendo de vez em quando por cerca de 20 minutos, ou até o frango ficar bem macio. Se o molho começar a ficar muito grosso, vá adicionando água fervente aos pouquinhos.  Se preferir coloque tudo na pressão por 15 minutos.

Polenta: Leve ao fogo 1litro de água com 1 tablete ou envelope de caldo do seu sabor preferido. Deixe ferver. Misture 1 xícara de fubá com 2/3  xícara de água e adicione essa mistura aos poucos (e mexendo sempre) ao caldo que está fervendo. Depois que engrossar (consistência de mingau grosso) continue mexendo por 3 minutos. Se achar que está muito espessa, pode acrescentar um pouco mais de água quente. Cozinhe por no mínimo 20 minutos para que fique bem cozido. Desligue o fogo, junte 3 colheres de sopa de parmesão ralado. Acerte o sal se achar necessário. Sirva em seguida. Você pode servir em um refratário único ou em porções individuais. Rende cerca de 4 porções.

Rendimento: 4 porções.

Notas: A polenta pode ser feita ao seu modo ou o nosso famoso angu ou ainda com polenta instantânea. E o molho pode ser substituído por outro: carne bovina picadinha ou moída, lingüiça, camarão, porco e vísceras. É um excelente prato de inverno!

CALDINHO DE PALMITO E LEITE DE COCO

Ingredientes:

500 g de palmito pupunha em conserva, 250 ml de leite de coco, 250 ml de água de coco, ½ cebola branca, 1 talo pequeno de salsão, 2 dentes de alho, 80 ml de azeite de oliva extra virgem, 4 pimentas cambuci, 2 limões galegos (pequenos), pimenta-do-reino branca, sal e coentro fresco (opcional).

Modo de preparo:

Reserve 250 g do palmito e corte em cubos pequenos. Escolha as peças mais firmes para isso. Junte no liquidificador o restante do palmito, o leite e a água de coco, a cebola, o alho, o salsão, o suco dos limões e o azeite. Processe e coe. Tempere com sal e pimenta e aqueça sem deixar ferver.  Sirva com o palmito picado, a pimenta cambuci em tirinhas e o coentro fresco.

Rendimento: 10 porções em copinhos (entrada).

Notas: Esse caldinho pode ser servido frio. Basta não aquecê-lo. E a pimenta pode ser outra do seu agrado. A pimenta de biquinho fica muito saborosa também.

BOM APETITE!!!

 

TAGS:
Chico Figueiredo

Chico Figueiredo

Gastronomia

Sábado em casa, de boa lendo o jornal. Bateu aquela fome? Seus problemas acabaram! Nosso chef Chico Figueiredo, com sua coluna Gastronomia no Light, traz receitas simples, práticas e muito saborosas para você se deliciar.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.